19 de nov. de 2011

Tecnologia ontem e hoje


Por Cynthia Prado Pousa - Guilherme Feletti Orlandi - Mariana Manfrinatti de Seixas Queiroz -
1º ano A 
         
No Brasil, a principal mudança social ocorreu na transição das fazendas para as cidades através da Revolução Industrial tardia, no século XX. Nas fazendas, todo o trabalho era desenvolvido com baixa tecnologia. Após a Revolução, parte do trabalho passou a ser realizado com tecnologias mais avançadas (principalmente máquinas). Podemos dizer que  a tecnologia é uma extensão do nosso corpo, algo feito para nos ajudar, porém, em algumas áreas, e com o decorrer do tempo, ela nos substituiu. Esse desenvolvimento capitalista fortificou as cidades e enfraqueceu o campo, fazendo com que a maior parte da população se deslocasse para as grandes cidades, causando um êxodo rural.

        Nas cidades, a tecnologia foi tornando a vida na sociedade cada vez mais rápida e fácil, como no vídeo “O homem com a câmara”, a vida mais rápida, causando ansiedade para quem o vê. Exemplos desses avanços são muitos, tais como o celular que facilitou a comunicação, a internet que facilitou a obtenção de informações e as relações entre as pessoas (redes sociais), os transportes permitiram um deslocamento mais rápido (antes eram utilizadas carroças, cavalos e bondes, hoje são carros, aviões e trens-bala).

      Esses três itens aproximaram, teoricamente, as fronteiras, diminuindo assim a distância entre os países, o que facilitou o desenvolvimento da economia gerando interdependência entre eles e reafirmando a DIT (divisão internacional do trabalho. Ex.: Um carro tem suas rodas produzidas na China, a carroceria desenhada nos EUA e é montado nos países emergentes, no entanto é vendido em todo o globo). Outros tipos de tecnologia também surgiram como a mídia (TV, rádio, além da impressa: jornais e revistas). Tomemos como exemplo o rádio; atualmente, apesar de ser considerado defasado, está presente em 90% dos domicílios (conforme dito no livro Sociologia 3 da Rede Salesiana), além disso, ele é o mais utilizado nas regiões mais pobres devido ao seu preço e à linguagem que é fácil e coloquial, nas regiões mais ricas e desenvolvidas, no entanto, a TV digital é a mais usada, pois é mais cara devido à presença de imagem transmitida em alta definição (HD=high definition). A nanotecnologia é uma tecnologia microscópica que pode facilitar na cura de doença, na prevenção de efeitos colaterais, entre outras coisas positivas. No entanto, há seu aspecto negativo que é que ele pode alterar o DNA humano.

        Podemos notar outras desvantagens em todos os setores, como o afastamento das pessoas em ricos e pobres, provocando a desigualdade social agravada. Além do desemprego, dependência e sedentarismo.

        Então, vemos que a tecnologia, apesar de gerar problemas, trás benefícios e amplia a nossa visão de mundo, pois muitas coisas que acontecem em um lugar são levadas a outros (pela TV, rádio, internet...) no mesmo instante, isso pode ser ilustrado com a tragédia das Torres Gêmeas, que foi transmitida ao mundo enquanto ocorria. Antes disso, o mundo era limitado, só víamos o que ocorria perto da gente, mas agora é possível viver sem fronteiras!!!

Nenhum comentário: