25 de nov. de 2011

Tecnologia na sociedade de hoje


Por Matheus Leite de Barros e Guilherme Neiva Nº 33 e 17 - 1ºA


   A tecnologia surge através de pensamentos de ficção de pesquisadores e de cientistas do passado que devido ao avanço técnico cientifico informacional se tornam realidade, passando a fazer parte da vida da sociedade, contribuindo para o lazer ou comunicação, podendo ou não, ser benéfica para a população.

   Não se pode dizer quando a tecnologia surgiu. No passado existiram grandes descobertas que favoreceram a evolução do homem na época, como o domínio sobre o fogo, invenção da roda, das velas dos navios, maquina a vapor, televisão, etc. A partir do momento em que o homem passa a ter esse produto revolucionário, ele passa a se sobressair do restante que não tem determinada técnica ou bem. Atualmente o fato de possuir produtos proporcionados pela nova tecnologia está definido pela classe social de cada um e seu poder aquisitivo.

   Tudo que é fruto da tecnologia está ganhando cada vez mais valor no mercado e consequentemente o valor que o ser humano dá a ele. Se vemos alguém derrubando vários hectares de floresta na Amazônia, poucos lhe dão importância, pois a árvore não é tecnologia na concepção do homem. Agora, se jogarmos o mais caro dos laptops no chão e quebrá-lo, todos ao redor perguntarão por que fizeram aquilo, e te olharão como um vilão ou vândalo.

   A tecnologia no mundo contemporâneo está ganhando mais importância do que sua real necessidade na vida do homem. Reverter esse processo é algo complicado, uma vez que ele aumenta a cada ano que passa. Dar menos importância a tecnologia não seria apenas uma diminuição do consumismo, podendo desencadear crises e desempregos devido à falta de consumo. Além do mais, a população se acostumou com esses bens e dificilmente aceitaria de desfazer deles.

    Outra forma de desvalorizar a tecnologia seria fazer as empresas lançarem produtos com uma menor velocidade, algo que também pode ter consequências no mercado de trabalho. Arrisco dizer que esse processo só tende a se agravar, sem reversão, devido a interesses políticos e econômicos de países e empresas que lucram com esse domínio da tecnologia sobre a sociedade.

Nenhum comentário: