25 de nov. de 2011

Tecnologia e visão social do mundo

Por  Lucas Gustavo Alves Ferreira Nº 27 e Mateus Camargo Nº32 - 1ºA
 
Podemos observar que as tecnologias são atividades de domínio humano. A nossa sociedade é movida por interesses. Antes do século XIX, da Revolução Industrial, a difusão da tecnologia era muito mais lenta, as pessoas viviam em fazendas na zona rural, tendo poucas tecnologias. Com o passar do tempo surgiram o telegráfo, os jornais impressos, o rádio como meios de comunicação  da nova sociedade moderna.
                     
Depois da Revolução Industrial, a tecnologia passou a estar presente na vida das pessoas, como por exemplo, antes as pessoas tinham como o único meio de transporte a carroça e agora foram produzidos novos meios de transporte para diminuir a distância e fazer com que chegamos ao local de destino com mais facilidade. Alguns exemplos desses meios são carros, ônibus, navios, trens, e entre outros, porém vimos que o avião surgiu no lugar de navios e barcos para se chegar ao destino mais rápido. E também as pessoas produziam só o que era necessário para a sua sobrevivência, e após a Revolução Industrial, o pensamento sobre isso mudou e agora a sociedade produz em excesso, sempre visando o lucro. 

Esse lucro gerou o consumismo. Existe o consumismo alienado, que podemos definir como um modo de consumir para conseguir status, isso gera também a desigualdade social entre ricos e pobres. O mundo é cheio de desigualdades. Vemos isso na divisão de países pobres e países ricos, como por exemplo, a Europa é a metrópole, ou seja, rica. E a África é pobre. Isso também mudou o modo de pensar das pessoas, pois usufruirmos da tecnologia, muitas vezes, para conseguir status.


Também podemos dizer que a tecnologia aumentou a produção das empresas, pois é muito mais fácil colocarmos uma máquina nas empresas, do que colocar pessoas, porque como dizemos a nossa sociedade é movida por lucros. Diante disso surgiu à grande frase “tempo é dinheiro”, que explica o mundo atual. A busca por interesses privados, por lucro avançou a tecnologia, pois hoje a cada momento da nossa vida a utilizamos. E isso mudou a visão do mundo do homem moderno, porque antigamente ela existia de uma forma menos abrangente.

Portanto, a tecnologia mudou o modo da visão das pessoas em relação ao mundo, e também essas dependem a todo instante da tecnologia. Quando ela avança, o pensamento das destas também avança. A tecnologia não sairá da vida dos seres humanos.

Nenhum comentário: