25 de nov. de 2011

Tecnologia numa visão realista

Por  Fabrício Rodrigues e Julia Carvalhaes 

A tecnologia é algo que vem sendo desenvolvida para facilitar a vida. Desde os tempos mais remotos, antigos, o ser humano tem feito de varias formas, buscas e aprimoramentos dessa comodidade (tecnologia). Essa tecnologia deu um salto muito grande e evidentemente notado e acompanhado, primeiramente pelo choque causado na população (guerra mundial), seguida pela adaptação e inovação da mesma.

A evolução da tecnologia, apesar de muito boa, não pode ser considerada um avanço tecnológico mundial, pois não favorece toda a sociedade. Esse avanço insere-se no processo de globalização, que é um processo que não inclui toda a população, apenas uma parcela dela. Muitos dos seres humanos não se encontram aptos (preparados) para receber a tecnologia, isso se dá por muitos motivos, dentre eles a falta de renda, localização e etc.

Tenta-se humanizar a tecnologia. Humanizar seria tornar mais humana, no sentido de a tecnologia direcionar o objetivo para tornar um bem estar humano e não somente para lucros e fins lucrativos e egoístas. 
Nos dias de hoje (sociedade capitalista) não é possível fazer essa humanização, pois os próprios seres humanos estão se apegando cada vez mais aos bens materiais e facilidades que a tecnologia proporciona. 

Não é possível garantir a felicidade e uma boa renda, uma boa condição de vida para todos, pois alguém (pessoas pobres) precisa fazer o trabalho que os ricos e com mais condições. Não fazem para poder ter uma vida melhor. Pois para ter ricos, precisa ter pobres.

Nenhum comentário: