25 de nov. de 2011

Tecnologia e relações sociais


Por Arthur Tisselli n° 3,  Lukas Salles n° 29 e Thiago Haiter n° 42
   
   As tecnologias interferiram em diversos aspectos da vida humana, desde uma nova percepção no tempo até uma maior integração entre pessoas, mudando o conceito de relações sociais. Porém como esses aspectos interferem na nossa vida e no nosso dia-a-dia? Como se deu esse processo? E que facilidades ele nos trouxe?

   Desde que o ser humano se vê como gente faz parte da sua natureza criar novas técnicas para utilizar seu corpo e suprir suas necessidades e, para ter maior aproveitamento dessas técnicas, inventa as tecnologias.

   Essa evolução tecnológica atingiu seu pico com a Revolução Industrial, onde houve grande avanço nos meios de transporte e comunicação, o que causou o êxodo rural, no qual a população camponesa, que vivia de subsistência e se relacionava com os familiares e vizinhos mais próximos, mudou-se para a cidade em busca de melhores condições de vida, facilidades e maior relação social. Essa revolução tem durado até os dias de hoje, impondo um padrão de vida a ser seguido por aqueles que adquirem novas tecnologias.

   Essas por sua vez possibilitam uma nova compressão espaço-tempo, no qual a comunicação acontece entre diferentes pontos do globo e causa uma interdependência mundial. Além disso, as novas tecnologias nos possibilitam “controlar” o tempo, já que podemos realizar diversas tarefas simultaneamente.

   Por isso, podemos perceber que a tecnologia , hoje, está muito presente no nosso cotidiano, suprindo nossas necessidades e facilitando nossas vidas, ao mesmo tempo em que nos torna dependentes e nos impõe a necessidade de um novo padrão social, no qual todos possam usufruir de seus benefícios.

Nenhum comentário: