O conceito é um registro linguístico da ciência, com que se propõe a definir terminologicamente um fenômeno, uma concepção, uma relação. É uma dimensão fundamental do trabalho científico e, ao ser trabalhado em sala de aula pelos professores, permite o domínio do vocabulário básico da linguagem sociológica. O emprego de um conceito reclama o conhecimento do contexto histórico e das condições ou razões também históricas que marcaram sua elaboração.
As Ciências Sociais – Sociologia, Antropologia e Ciência Política –, assim como a Biologia ou a Geometria, têm seus conceitos-chaves materializados em linguagem particular. Esses são necessários e possibilitam a compreensão dos discursos acerca da realidade social propostos pelas Ciências Sociais. No Ensino Médio, os usados pelas Ciências Sociais precisam ser distinguidos do uso comum dado pelas definições dicionarizadas, de modo que o aluno perceba o tratamento específico desse campo científico dos problemas vivenciados no dia a dia.
As Ciências Sociais – Sociologia, Antropologia e Ciência Política –, assim como a Biologia ou a Geometria, têm seus conceitos-chaves materializados em linguagem particular. Esses são necessários e possibilitam a compreensão dos discursos acerca da realidade social propostos pelas Ciências Sociais. No Ensino Médio, os usados pelas Ciências Sociais precisam ser distinguidos do uso comum dado pelas definições dicionarizadas, de modo que o aluno perceba o tratamento específico desse campo científico dos problemas vivenciados no dia a dia.
Em Ciências Sociais, cada conceito é construído a partir de uma necessidade de explicação que carrega consigo a historicidade e a caracterização do problema social que lhe deu origem, as construções teóricas que esse problema requer. Por isso mesmo, quando nos referimos aos conceitos no âmbito das Ciências Sociais não é possível trabalhar com definições uniformizadas e homogêneas.
MORAES, Amaury Cesar; GUIMARAES, Elisabeth da Fonseca. Metodologia de ensino de ciências sociais: relendo as OCEM-Socologia. In: MORAES, Amaury Cesar(Coord.). Sociologia: ensino médio. Coleção Explorando o Ensino; v. 15. Brasília : Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2010. p.15-44.
Nenhum comentário:
Postar um comentário