7 de ago. de 2011

Teorias

Teorizar é buscar explicação coerente e sistemática de determinado processo ou fenômeno. É um esforço de conhecimento da realidade a fim de levar ao seu esclarecimento. Assim, uma teoria torna inteligível apenas uma parte da realidade, pois é um recorte feito pelo pensador a partir de aspectos que ele considera significativos. Por isso mesmo, deve ser considerada em sua limitação, que é inerente ao processo de conhecimento humano.


Uma teoria debate com teorias que a precedem, fundamenta em conhecimentos obtidos anteriormente e para isso, para se impor, uma teoria recorre a novos conhecimentos, muitas vezes obtidos a partir de novas metodologias de pesquisa.


No campo das Ciências Sociais, diversamente do das Ciências Naturais, as teorias concorrentes convivem, não havendo, de um modo geral, superação de paradigmas teóricos. É claro que muitas teorias do passado, muitas vezes chamadas de precursoras, acabaram sendo sepultadas, perdendo seu poder de explicação da realidade, sobretudo porque estavam fundadas em conhecimentos parciais, construídos mais a partir de preconceitos do que de pesquisas propriamente ditas. Apesar disso, as teorias superadas permanecem no imaginário do senso comum, na crença das pessoas, como o uso do conceito de raça para se referir as pessoas, por exemplo.


A construção de uma teoria traz consigo elementos reveladores do olhar do pensador em relação às questões sociais que inspiraram sua elaboração.
Publicar postagem


MORAES, Amaury Cesar; GUIMARAES, Elisabeth da Fonseca. Metodologia de ensino de ciências sociais: relendo as OCEM-Socologia. In: MORAES, Amaury Cesar(Coord.). Sociologia: ensino médio.  Coleção Explorando o Ensino; v. 15. Brasília : Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2010. p.15-44.

Nenhum comentário: