Resenhas do livro:
COELHO, Teixeira. O que é indústria cultural? São Paulo: Editora Brasiliense, 1984.
Por Guilherme Mendonca Badan
Soares 2ª
O grande interesse hoje em
questão a indústria cultural é sobre o bem ou mal que ela pode causar.
Entende-se Industrial Cultural, tudo o que se pode gerar comunicação,
conhecimento, cultura e mais que isso: algo que o torne um produto a ser
consumido.
Envolvendo-se a indústria
cultural abordamos também os meios de comunicação de massa e a cultura de
massa, que passa a ser ainda mais destacada com o surgimento da imprensa de
Gutenberg no século XV. O que a levou a ganhar ainda mais credibilidade foi o
aparecimento dos primeiros jornais, e a cultura de massa exigiu a presença dos
famosos romances de folhetins escritos nas páginas dos jornais, o que
atualmente tornaram-se as novelas de TV. Pode-se ainda caracterizar por cultura
de massa produtos como: o teatro de revista (como forma simplificada e
massificada do teatro), a operata (idem em relação à ópera), o cartaz (a
pintura) dentre outros exemplos.
Não se pode esquecer, que segundo
o autor relacionamos Indústria Cultural ao quadro da revolução industrial no
século XVIII, a economia de mercado, e a sociedade de consumo interligando a indústria
cultural ao fenômeno de industrialização.
Abrange cultura superior ou
elite, produtos canonizados pela critica erudita, tendo como exemplo as
pinturas do Renascimento, ou as composições de Beethoven, diferenciando as midcults, que ao contrario de um bonito
quadro renascentista, pode caracterizar-se por simples pinturas comuns em
praças públicas, ou as escolas de samba que todos os anos exibem seu desfilar
nas avenidas.
Eis ai, a diferença, não
simplesmente por valores, ou apenas pelo fato de ser popular, eis a diferença
pela conjuntura da criação da cultura gerada neste processo.
De acordo com o livro, chama-se
cultura de massa, dita também de pop (denominação pejorativa do termo). A
questão é que muitos não conseguem compreender que a cultura polar é uma das
fontes de uma industrial cultural, mas não a fonte. Para estes, a cultura
popular abrange todas as verdades e valores positivos, particularmente porque
produzida por aqueles mesmos que a consomem, ao contrario do ocorrente com a de
elite. Este traço da produção pelo próprio grupo consumidor é positivo, porém,
insuficiente para justificar a defesa da popular contra a elite.
Vivemos numa sociedade
capitalista e onde o consumo industrial é gigantesco, por este motivo devemos
basear nossos produtos em bons conteúdos. Eis ai a explicação para o sucesso da
cultura superior: Conteúdo determinado.
Industrial Cultural é um livro
publicado pela editora Brasiliense em parceria com o escritor Teixeira Coelho.
Assim, o livro tenta ilustrar a teoria da comunicação presente na industrial
cultural, e como ela pode interligar cultura de massa, cultura superior,
conteúdo e muito mais. Apesar de uma linguagem não muito comum, e também não de
muito fácil entendimento, o autor exemplifica claramente os interesses da mídia
em nossa mente. E como podemos encontrar conteúdo também em cultura popular.
Como ele mesmo afirma ao final da edição, embora escrito já á alguns anos, o
que ali fora publicado permanece válido até os dias atuais, apesar das inúmeras
modificações que sofreram.
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Por Beatriz Samel - 2A
Revolução industrial
A invenção dos tipos moveis de imprensa feito
por Gutenberg, no século XV, marcava o surgimento dos meios de comunicação de
massa, porem ainda não significa que tenha uma cultura de massa.
A indústria cultural só iria aparecer com os
primeiros jornais, então depois disso a cultura de massa, com os romances de
folhetins juntamente com outros produtos, o teatro de revista, opera cartaz. A
Economia do mercado embora a revolução industrial fosse a condição básica para
a existência daquela indústria e cultura, não era suficiente. Foi necessário
acrescentar a economia de mercado, uma economia baseada no consumo de bens,
sendo então necessária a ocorrência de uma Sociedade de consumo só verificada
no período em que se registra daqueles teatros de revistas, operas... O
Capitalismo liberal através das alterações no modo de produção e na forma de
trabalho humano, implantando os mesmo princípios na produção econômica geral:
uso intenso de maquinas e diminuição do ritmo humano de trabalho, exploração do
trabalhador. Esses são traços marcantes da sociedade capitalista liberal, onde
fica claro a oposição de classes.
Porém dois aspectos divergente são
importantes:
Cultura popular - se resume em a
soma de valores tradicionais de um povo, expressos em forma artística, como
danças e objetos, ou nas crenças e costumes gerais.
Cultura de massa (ou pop) - pode
ser exemplificada como a influência exercida por certas tendências da moda
sobre os costumes em geral, popular e ela demonstra a realidade.
A cultura de massa pode ser exemplificada como uma cultura industrializada, tendo pontos positivos e negativos, respectivamente:
• Um exemplo é o desenvolvimento
das crianças, hoje, muito mais
cedo, dominadoras da linguagem, graças a meios como a TV, computador. Segundo
Engels, “o acumulo de informação acaba por transformar-se em formação”.
• A cultura de massa aliena, tendo
por ela umas das principais
funções narcotizante, obtida através da ênfase ao divertimento em seus
produtos, causando consequentemente a fuga da realidade.
Alienação e revelação na indústria cultura,
segundo Umberto Eco “apocalíptico” são os que vêem na indústria cultural um
estado avançado e “barbárie cultural”
são os capaz de produzir ou acelerar a degradação do homem, essa função
seria alienação.
O que leva ao entendimento o modo de operação
do veiculo a partir do estudo de sua natureza, é a que se pode extrair de
trabalhos de Marshall McLuhan, foi ele quem fez um trabalho de divulgação,
vulgarização de conceitos da industria cultural e meios de comunicação.McLuhan
usava como base para suas teorias o conceito de “o meio é a mensagem”.Sendo
contrario aos que se preocupavam com o conteúdo das mensagens produzidas pela
industria cultural,dizia que ser obcecado pelo conteúdo da mensagem, é sinal da
dificuldade de se adaptar à novas condições. E que nós na verdade deveríamos
prestar atenção nos meios. Considera equivocado, julgar o meio, pelo conteúdo
que ele traz, por exemplo, não se pode julgar a TV pelo programa que por ela é
divulgado. Não se pode julgar um meio pelo uso dele feito.
INDÚSTRIA CULTURAL NO BRASIL
Os meios de comunicação vivem de publicidade. Boa parcela dessa publicidade vem de órgãos dos governos municipais, estaduais e federal, revelando a grande dependência desses veículos. Além disso, sabe-se que pelo menos 40% das agências de publicidade, intermediárias entre anunciantes e veículos estão ligadas a grupos estrangeiros.
Mesmo o rádio cobrindo
praticamente toda população brasileira, é o veículo que menos recebe verbas de
publicidade. Isso se explica pelo fato de a audiência da TV, dos jornais e das
revistas serem maior. As classes com poder aquisitivo vêem mais TV do que ouvem
rádio.
E, os jornais e revistas que
apresentam mais publicidade, são veículos para a classe média. Isso é chamado
de "concentração da renda".
A indústria cultural brasileira
esta bastante voltada para temas, assuntos e culturas estrangeiras, em
particular a norte-americana.
Em relação ao noticiário, os
veículos nacionais são alimentados por agências noticiosas estrangeiras,
naturalmente interessadas em divulgar os pontos de vista políticos e sociais de
seus países. Isso provoca inúmeras distorções e , segundo alguns, faz com que o
brasileiro viva preocupações relativas a certas realidades que não são as suas.
Uma das principais conseqüências da indústria
cultural é formar uma cultura homogênea, onde estão ausentes traços
diferenciados da cultura superior e da cultura popular. Porém isso não acontece
no Brasil, devido às desigualdades, não existe apenas uma sociedade de
consumo. Há grupos de consumo,
subconsumo e outros que lutam pela simples sobrevivência. E devido a essa
grande diferença, embora tenda para uniformidade, a indústria cultural não pode
deixar de apresentar vertentes diversas. Assim a indústria cultural apresenta
as fatias mais populares e fatias mais eruditas. De um lado na TV os programas
como Raul Gil e Silvio Santos e de outros concertos musicais, espetáculos de
ballet e programas de entrevista ou debates.
E isso explica a permanência do
grotesco. Toda essa heterogeneidade da população brasileira faz com que ao
invés de eliminar, a indústria cultural, acaba permeando a cultura popular que
é frequentemente tecida sobre o grotesco e o cafajéstico.
E o ultimo traço da indústria
cultural brasileira a ser destacado é a permeação por elementos das culturas
estrangeiras. Deve se observar que a indústria cultural no Brasil não esta tão
distante do dia a dia, servindo de instrumento de combate contra a cultura
estrangeira. Assim programas como novelas, têm tudo para atrair grandes
públicos e afastá-los dos produtos estrangeiros. A indústria cultural
brasileira passa a fazer algo que chegue mais perto das pessoas como
transmissões esportivas e o programa carga pesada.
Perspectivas diante da indústria cultural
A principal pergunta é como preparar as
pessoas para entrar em contato com os fenômenos da indústria cultural e delas
aproveitarem melhor.
Um lado diz que sem uma alteração
radical das condições de existência não será possível colocar esse veículos
trabalhando a favor do homem, e outro lado diz que não é possível fazer nada
enquanto se espera a Grande Revolução. Não estamos hoje na indústria nem melhor
e nem pior que há 10 anos, estamos na mesma. O espaço que se abre para a
cultura brasileira aqui , é fechado ali
com o privilegio ás produções estrangeiras que é como acontece com a
utilização do cinema brasileiro pela TV.
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Por Natália Taube 2ªA – EM n:28
A indústria cultural gira em
torno de questões da ética.
1. Revolução industrial:
Invenção de tipos de moveis de
imprensa, criada por Gutenberg no século xv , marcou o surgimento dos meios de
comunicação , mas não significava que tinha uma cultura de massa.
. Mesmo com a invenção o consumo
permitido era baixo e restrito a elite de letrado.
2. Sociedade de consumo:
- Realiza-se mais no primeiro
mundo (EUA, Japão e Inglaterra), do que no segundo (países capitalistas) e
terceiro mundo.
. A indústria cultural só ira
surgir com os primeiros jornais e depois a cultura de massa com os romanos de
folhetim ( episódios e para um amplo publico , como por exemplo a TV )
. Por se tratar de uma cultura de
massa outros produtos deveriam se juntar e formar sistema como teatro de
revista, opera cartaz.
3. Economia de mercado:
Embora a revolução industrial –
condição básica para a existência – daquela indústria e cultura não era
suficiente.
. Economia de mercado é baseado
no consumo de bens sendo necessária a coerência
de uma sociedade de consumo verificada no século XIX, período em que se
registrou os teatros de revistas , opera.
4.Capitalismo Liberal:
.Alterações no modo de produção e
na forma de trabalho humano.
.Implantando princípios:
- uso intenso de maquinas
- diminuição de ritmo humano de
trabalho e exploração do trabalhador
DOIS TRAÇOS MARCANTES:
1.Transformações em coisa ->
padrão maior de avaliação , tendo ser a coisa , tudo julgado como coisa
inclusive o homem.
2. Homem é alienado (do trabalho),
trocando por uma valor em moeda inferior as horas que ele gasta, não dispõe do
tempo livre e nem de instrumentos capazes de permiti-lhe a critica de si mesmo
e da sociedade.
Conceito de Cultura:
Passa a ser vista não como
instrumento de livre expressão, critica e conhecimento , mas como produto
trocável por dinheiro deve ser consumido
como se consome qualquer outra coisa.
.Cultura popular: resume em soma
de valores tradicionais de um povo,expressa em forma artística como
danças,objetos e costumes em geral.
.Cultura de Massa ou pop:
influencia exercida por estas influencias de moda sobre costumes gerais e
populares. Pode ser simplificada como cultura industrializada.
.Engels: acúmulo de informações
acaba por transformações em formação
.Alienação
Aliança entre cultura pop e
cultura popular
.Sendo da indústria cultura – um
grupo de mecânicos reunido em um posto de gasolina ao redor de um caminhão
Ford.
Finalidade da indústria cultural:
. Fabricar produtos onde é para
serem trocados por moeda, promovendo reputação
gosto popular.
Charles Pierre:
Signos passam a ser três tipos.
- Ícone: objeto como fato
- Índio: signo que representa seu
objeto
Umberto Eco: chamou de
apocalíptico -> os que vêem na indústria cultual em estado avançado e ‘’
barbárie cultural ‘’ são capazes de produzir seu acelerar a degradação do homem
->alienação.
Escola de Frankfurt:
identificavam a indústria cultural como indústria de diversão (alienação),tendo
um falso prazer.Prazer :forma diminuída da diversão,só admitidos em
feriados,férias,sendo esse um elemento reforçados do trabalho.
Marshall McLuhan: trabalho de
divulgação de concertos da indústria cultural e meios de comunicação.
.Base da teoria: o meio é a
mensagem – mensagem de qualquer meio da tecnologia - Contrario como os que
preocupavam com o conteúdo da mensagem produzida pela indústria cultural.
.Ser obedecido pelo conteúdo da
mensagem é sinal de dificuldade de se adaptar com suas condições.
.Atenção com os meios.
.Considera errado julgar o meio
pelo conteúdo que traz,
.Não se pode julgar a TV pelo
programa que por ela é divulgado.
Meio quente:
.alta definição
.alguém recebe grande quantidade
de dados
.Promovem baixa participação do
espectador, porque fornecem muitos dados, não exigindo o terreno de aprender o
que esta sendo transmitido
.Não favorece o pensamento
critico
Meio frio:
.Baixa definição
.Alguém recebe aspecto de incompleto
.Promove alta participação dos
espectadores, exige um esforço por parte da audiência
Mchuan:
.Estimulação do individualismo e
do nacionalismo
.Individualismo: o texto imprensa
era vista como espécie de alimentação ao ego do homem, dando a ilusão que
através impressão conseguia a imortalidade
.Nacionalismo: misturou e
unificou regiões diferentes
Indústria Cultural no Brasil
Meios de comunicação vivem de
publicidade
. Meio -> radio -> sobre
praticamente toda a população brasileira -> meio que recebe menos verba de
publicidade.
. Publicidade-> que vêem de
órgãos ->governo municipal, estadual e federal-> agencia de
publicidade->anunciantes e veículos ligados a grupos estrangeiros
. Audiência de TV e,jornais são
maiores
. Concentração de rendas->
jornais e revistas apresentam mais publicidade sendo veículos de classe media
. Temas-> voltados á assuntos
reais
. Noticias ->veículos
nacionais alimentados por agencias estrangeiras voltadas á um ponto de vista
social e político de seus países. Brasileiro vivia em preocupações relativas a
realidade que não eram suas
. Conseqüência - indústria
cultural-forma uma cultura homogenia, sem distinguir a cultura superior da
popular. Não aceito no Brasil devido desigualdades,não existe apenas uma
sociedade de consumo
. Apresenta vertentes diversas
. Heterogeneidade
. Acaba aumentando a cultura
popular
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