9 de dez. de 2011

Indústria cultural


Resenhas do livro:
COELHO, Teixeira. O que é indústria cultural?  São Paulo: Editora Brasiliense, 1984.

Por Guilherme Mendonca Badan Soares 2ª

O grande interesse hoje em questão a indústria cultural é sobre o bem ou mal que ela pode causar. Entende-se Industrial Cultural, tudo o que se pode gerar comunicação, conhecimento, cultura e mais que isso: algo que o torne um produto a ser consumido.
Envolvendo-se a indústria cultural abordamos também os meios de comunicação de massa e a cultura de massa, que passa a ser ainda mais destacada com o surgimento da imprensa de Gutenberg no século XV. O que a levou a ganhar ainda mais credibilidade foi o aparecimento dos primeiros jornais, e a cultura de massa exigiu a presença dos famosos romances de folhetins escritos nas páginas dos jornais, o que atualmente tornaram-se as novelas de TV. Pode-se ainda caracterizar por cultura de massa produtos como: o teatro de revista (como forma simplificada e massificada do teatro), a operata (idem em relação à ópera), o cartaz (a pintura) dentre outros exemplos.
Não se pode esquecer, que segundo o autor relacionamos Indústria Cultural ao quadro da revolução industrial no século XVIII, a economia de mercado, e a sociedade de consumo interligando a indústria cultural ao fenômeno de industrialização.
Abrange cultura superior ou elite, produtos canonizados pela critica erudita, tendo como exemplo as pinturas do Renascimento, ou as composições de Beethoven, diferenciando as midcults, que ao contrario de um bonito quadro renascentista, pode caracterizar-se por simples pinturas comuns em praças públicas, ou as escolas de samba que todos os anos exibem seu desfilar nas avenidas.
Eis ai, a diferença, não simplesmente por valores, ou apenas pelo fato de ser popular, eis a diferença pela conjuntura da criação da cultura gerada neste processo.
De acordo com o livro, chama-se cultura de massa, dita também de pop (denominação pejorativa do termo). A questão é que muitos não conseguem compreender que a cultura polar é uma das fontes de uma industrial cultural, mas não a fonte. Para estes, a cultura popular abrange todas as verdades e valores positivos, particularmente porque produzida por aqueles mesmos que a consomem, ao contrario do ocorrente com a de elite. Este traço da produção pelo próprio grupo consumidor é positivo, porém, insuficiente para justificar a defesa da popular contra a elite.
Vivemos numa sociedade capitalista e onde o consumo industrial é gigantesco, por este motivo devemos basear nossos produtos em bons conteúdos. Eis ai a explicação para o sucesso da cultura superior: Conteúdo determinado.
Industrial Cultural é um livro publicado pela editora Brasiliense em parceria com o escritor Teixeira Coelho. Assim, o livro tenta ilustrar a teoria da comunicação presente na industrial cultural, e como ela pode interligar cultura de massa, cultura superior, conteúdo e muito mais. Apesar de uma linguagem não muito comum, e também não de muito fácil entendimento, o autor exemplifica claramente os interesses da mídia em nossa mente. E como podemos encontrar conteúdo também em cultura popular. Como ele mesmo afirma ao final da edição, embora escrito já á alguns anos, o que ali fora publicado permanece válido até os dias atuais, apesar das inúmeras modificações que sofreram.
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Por Beatriz Samel - 2A

Revolução industrial
 A invenção dos tipos moveis de imprensa feito por Gutenberg, no século XV, marcava o surgimento dos meios de comunicação de massa, porem ainda não significa que tenha uma cultura de massa.
A indústria cultural só iria aparecer com os primeiros jornais, então depois disso a cultura de massa, com os romances de folhetins juntamente com outros produtos, o teatro de revista, opera cartaz. A Economia do mercado embora a revolução industrial fosse a condição básica para a existência daquela indústria e cultura, não era suficiente. Foi necessário acrescentar a economia de mercado, uma economia baseada no consumo de bens, sendo então necessária a ocorrência de uma Sociedade de consumo só verificada no período em que se registra daqueles teatros de revistas, operas... O Capitalismo liberal através das alterações no modo de produção e na forma de trabalho humano, implantando os mesmo princípios na produção econômica geral: uso intenso de maquinas e diminuição do ritmo humano de trabalho, exploração do trabalhador. Esses são traços marcantes da sociedade capitalista liberal, onde fica claro a oposição de classes.
 Porém dois aspectos divergente são importantes:
Cultura popular - se resume em a soma de valores tradicionais de um povo, expressos em forma artística, como danças e objetos, ou nas crenças e costumes gerais.
Cultura de massa (ou pop) - pode ser exemplificada como a influência exercida por certas tendências da moda sobre os costumes em geral, popular e ela demonstra a realidade.

A cultura de massa pode ser exemplificada como uma cultura industrializada, tendo pontos positivos e negativos, respectivamente:
•         Um exemplo é o desenvolvimento
das crianças, hoje, muito mais cedo, dominadoras da linguagem, graças a meios como a TV, computador. Segundo Engels, “o acumulo de informação acaba por transformar-se em formação”.
•         A cultura de massa aliena, tendo
por ela umas das principais funções narcotizante, obtida através da ênfase ao divertimento em seus produtos, causando consequentemente a fuga da realidade.
 Alienação e revelação na indústria cultura, segundo Umberto Eco “apocalíptico” são os que vêem na indústria cultural um estado avançado e “barbárie cultural”  são os capaz de produzir ou acelerar a degradação do homem, essa função seria alienação.
 O que leva ao entendimento o modo de operação do veiculo a partir do estudo de sua natureza, é a que se pode extrair de trabalhos de Marshall McLuhan, foi ele quem fez um trabalho de divulgação, vulgarização de conceitos da industria cultural e meios de comunicação.McLuhan usava como base para suas teorias o conceito de “o meio é a mensagem”.Sendo contrario aos que se preocupavam com o conteúdo das mensagens produzidas pela industria cultural,dizia que ser obcecado pelo conteúdo da mensagem, é sinal da dificuldade de se adaptar à novas condições. E que nós na verdade deveríamos prestar atenção nos meios. Considera equivocado, julgar o meio, pelo conteúdo que ele traz, por exemplo, não se pode julgar a TV pelo programa que por ela é divulgado. Não se pode julgar um meio pelo uso dele feito.

  INDÚSTRIA CULTURAL NO BRASIL

Os meios de comunicação vivem de publicidade. Boa parcela dessa publicidade vem de órgãos dos governos municipais, estaduais e federal, revelando a grande dependência desses veículos. Além disso, sabe-se que pelo menos 40% das agências de publicidade, intermediárias entre anunciantes e veículos estão ligadas a grupos estrangeiros.
Mesmo o rádio cobrindo praticamente toda população brasileira, é o veículo que menos recebe verbas de publicidade. Isso se explica pelo fato de a audiência da TV, dos jornais e das revistas serem maior. As classes com poder aquisitivo vêem mais TV do que ouvem rádio.
E, os jornais e revistas que apresentam mais publicidade, são veículos para a classe média. Isso é chamado de "concentração da renda".
A indústria cultural brasileira esta bastante voltada para temas, assuntos e culturas estrangeiras, em particular a norte-americana.
Em relação ao noticiário, os veículos nacionais são alimentados por agências noticiosas estrangeiras, naturalmente interessadas em divulgar os pontos de vista políticos e sociais de seus países. Isso provoca inúmeras distorções e , segundo alguns, faz com que o brasileiro viva preocupações relativas a certas realidades que não são as suas.
 Uma das principais conseqüências da indústria cultural é formar uma cultura homogênea, onde estão ausentes traços diferenciados da cultura superior e da cultura popular. Porém isso não acontece no Brasil, devido às desigualdades, não existe apenas uma sociedade de consumo.  Há grupos de consumo, subconsumo e outros que lutam pela simples sobrevivência. E devido a essa grande diferença, embora tenda para uniformidade, a indústria cultural não pode deixar de apresentar vertentes diversas. Assim a indústria cultural apresenta as fatias mais populares e fatias mais eruditas. De um lado na TV os programas como Raul Gil e Silvio Santos e de outros concertos musicais, espetáculos de ballet e programas de entrevista ou debates.
E isso explica a permanência do grotesco. Toda essa heterogeneidade da população brasileira faz com que ao invés de eliminar, a indústria cultural, acaba permeando a cultura popular que é frequentemente tecida sobre o grotesco e o cafajéstico.
E o ultimo traço da indústria cultural brasileira a ser destacado é a permeação por elementos das culturas estrangeiras. Deve se observar que a indústria cultural no Brasil não esta tão distante do dia a dia, servindo de instrumento de combate contra a cultura estrangeira. Assim programas como novelas, têm tudo para atrair grandes públicos e afastá-los dos produtos estrangeiros. A indústria cultural brasileira passa a fazer algo que chegue mais perto das pessoas como transmissões esportivas e o programa carga pesada.
 Perspectivas diante da indústria cultural
 A principal pergunta é como preparar as pessoas para entrar em contato com os fenômenos da indústria cultural e delas aproveitarem melhor.
Um lado diz que sem uma alteração radical das condições de existência não será possível colocar esse veículos trabalhando a favor do homem, e outro lado diz que não é possível fazer nada enquanto se espera a Grande Revolução. Não estamos hoje na indústria nem melhor e nem pior que há 10 anos, estamos na mesma. O espaço que se abre para a cultura brasileira aqui , é fechado ali  com o privilegio ás produções estrangeiras que é como acontece com a utilização do cinema brasileiro pela TV.
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Por Natália Taube 2ªA – EM n:28

A indústria cultural gira em torno de questões da ética.
1. Revolução industrial:
Invenção de tipos de moveis de imprensa, criada por Gutenberg no século xv , marcou o surgimento dos meios de comunicação , mas não significava que tinha uma cultura de massa.
. Mesmo com a invenção o consumo permitido era baixo e restrito a elite de letrado.
2. Sociedade de consumo:
- Realiza-se mais no primeiro mundo (EUA, Japão e Inglaterra), do que no segundo (países capitalistas) e terceiro mundo.
. A indústria cultural só ira surgir com os primeiros jornais e depois a cultura de massa com os romanos de folhetim ( episódios e para um amplo publico , como por exemplo a TV )
. Por se tratar de uma cultura de massa outros produtos deveriam se juntar e formar sistema como teatro de revista, opera cartaz.
3. Economia de mercado:
Embora a revolução industrial – condição básica para a existência – daquela indústria e cultura não era suficiente.
. Economia de mercado é baseado no consumo de bens sendo necessária a coerência  de uma sociedade de consumo verificada no século XIX, período em que se registrou os teatros de revistas , opera.
4.Capitalismo Liberal:
.Alterações no modo de produção e na forma de trabalho humano.
.Implantando princípios:
- uso intenso de maquinas
- diminuição de ritmo humano de trabalho e exploração do trabalhador

DOIS TRAÇOS MARCANTES:
1.Transformações em coisa -> padrão maior de avaliação , tendo ser a coisa , tudo julgado como coisa inclusive o homem.
2. Homem é alienado (do trabalho), trocando por uma valor em moeda inferior as horas que ele gasta, não dispõe do tempo livre e nem de instrumentos capazes de permiti-lhe a critica de si mesmo e da sociedade.

Conceito de Cultura:
Passa a ser vista não como instrumento de livre expressão, critica e conhecimento , mas como produto trocável por dinheiro deve ser  consumido como se consome qualquer outra coisa.
.Cultura popular: resume em soma de valores tradicionais de um povo,expressa em forma artística como danças,objetos e costumes em geral.
.Cultura de Massa ou pop: influencia exercida por estas influencias de moda sobre costumes gerais e populares. Pode ser simplificada como cultura industrializada.
.Engels: acúmulo de informações acaba por transformações em formação
.Alienação 
Aliança entre cultura pop e cultura popular
.Sendo da indústria cultura – um grupo de mecânicos reunido em um posto de gasolina ao redor de um caminhão Ford.
Finalidade da indústria cultural:
. Fabricar produtos onde é para serem trocados por moeda, promovendo reputação  gosto popular.
Charles Pierre:
Signos passam a ser três tipos.
- Ícone: objeto como fato
- Índio: signo que representa seu objeto
Umberto Eco: chamou de apocalíptico -> os que vêem na indústria cultual em estado avançado e ‘’ barbárie cultural ‘’ são capazes de produzir seu acelerar a degradação do homem ->alienação.
Escola de Frankfurt: identificavam a indústria cultural como indústria de diversão (alienação),tendo um falso prazer.Prazer :forma diminuída da diversão,só admitidos em feriados,férias,sendo esse um elemento reforçados do trabalho.
Marshall McLuhan: trabalho de divulgação de concertos da indústria cultural e meios de comunicação.
.Base da teoria: o meio é a mensagem – mensagem de qualquer meio da tecnologia - Contrario como os que preocupavam com o conteúdo da mensagem produzida pela indústria cultural.
.Ser obedecido pelo conteúdo da mensagem é sinal de dificuldade de se adaptar com suas condições.
.Atenção com os meios.
.Considera errado julgar o meio pelo conteúdo que traz,
.Não se pode julgar a TV pelo programa que por ela é divulgado.
Meio quente:
.alta definição
.alguém recebe grande quantidade de dados
.Promovem baixa participação do espectador, porque fornecem muitos dados, não exigindo o terreno de aprender o que esta sendo transmitido
.Não favorece o pensamento critico
Meio frio:
.Baixa definição
.Alguém recebe  aspecto de incompleto
.Promove alta participação dos espectadores, exige um esforço por parte da audiência
Mchuan:
.Estimulação do individualismo e do nacionalismo
.Individualismo: o texto imprensa era vista como espécie de alimentação ao ego do homem, dando a ilusão que através impressão conseguia a imortalidade
.Nacionalismo: misturou e unificou regiões diferentes

Indústria Cultural no Brasil
Meios de comunicação vivem de publicidade
. Meio -> radio -> sobre praticamente toda a população brasileira -> meio que recebe menos verba de publicidade.
. Publicidade-> que vêem de órgãos ->governo municipal, estadual e federal-> agencia de publicidade->anunciantes e veículos ligados a grupos estrangeiros
. Audiência de TV e,jornais são maiores
. Concentração de rendas-> jornais e revistas apresentam mais publicidade sendo veículos de classe media
. Temas-> voltados á assuntos reais
. Noticias ->veículos nacionais alimentados por agencias estrangeiras voltadas á um ponto de vista social e político de seus países. Brasileiro vivia em preocupações relativas a realidade que não eram suas
. Conseqüência - indústria cultural-forma uma cultura homogenia, sem distinguir a cultura superior da popular. Não aceito no Brasil devido desigualdades,não existe apenas uma sociedade de consumo
. Apresenta vertentes diversas
. Heterogeneidade
. Acaba aumentando a cultura popular 










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