31 de jul. de 2011

Poder, dominação e legitimidade

Atividade: Poste um comentário. Há relações entre os conceitos apresentados e o vídeo abaixo? Identifique ao menos um conceito no vídeo e justifique.

O poder é uma relação competitiva entre vontades, é a imposição da vontade de um contra a de todos. É fazer valer a vontade. O poder se materializa na tomada de iniciativa, que deve conquistar a adesão das pessoas. O poder se traduz na aceitação de uma orientação de conduta. Compete ao poder orientar, guiar, comandar a conduta dos comandados. Não se trata de impor medo, mas fazer com que certas condutas sejam adotadas. Poder é a capacidade de agir e a possibilidade de produzir efeitos desejados sobre indivíduos ou grupos humanos. Supõe quem manda e quem obedece, um conjunto de relações pelas quais os indivíduos ou grupos interferem na vida dos outros indivíduos e grupos.

A força, por sua vez, é um instrumento de exercício do poder, no qual a violência física é uma das modalidades. A força requer meios de influir no comportamento dos outros ou de uma pessoa. Pode ser o charme de um político amado quando extorque alguma decisão política em seu favor. A força é a canalização da potência, é sua determinação. Ela pode ser exercida pelo consenso, pela aceitação dos dominados.

Por sua vez, para Max Weber, a dominação é uma condição própria do poder.  Ambos envolvem a escassez de recursos, que são limitados e disputados, não havendo para todos. A dominação é a imposição de influxos externos sobre o modo como as pessoas conduzem suas vidas. Não é a coerção pura e simples, mas a capacidade de influir no modo de vida dos outros, fazendo-lhes compreender como natural aquilo que lhes é imposto de fora. Ser dominado é aceitar um certo modo de conduzir a vida. A dominação envole força e consenso, requer aceitação e legitimação. É a crença na eficácia de certo modo de vida, a decisão dos dominados pela continuidade da  dominação, que garante o poder. A legitimação é oferecida pelo sentido das ações que compõem um determinado modo de vida, ela envolve um cálculo de custo-benefício. A retirada da crença na validade de uma ação implica na sua deslegitimação. 




Um gato esfomeado fica sem leite, e é convencido a tomar um certo refrigerante. Será ele mais uma vítima da globalização? Terá ele salvação?

30 comentários:

Anônimo disse...

Guilherme Charles

O gato aceita ser dominado e não impõe a sua vontade. Retrata a sociedade que, submissa a um modelo de imposições diárias, obedece a esse sistema, ao poder, deixando de lado as suas próprias vontades.

Anônimo disse...

Por meio de um exemplo simples e de fácil assimilação, vemos como uma arma poderosa infere na vida do homem. As pessoas que compõem a sociedade são figuradas no exemplo do gato, que é massacrado a ir contra sua vontade,onde o sistema rege o poder de dominação.

Ly Carvalho

Anônimo disse...

HugoW.Ramalho, 3°A, n°11.
"A história apresentada pelo vídeo ilustra muito bem o tema central do texto: expor a relação de poder, força e dominação, pela qual as pessoas, voluntaria ou involuntariamente, conscientemente ou não, passam e exercem na nossa sociedade atual. Apesar do curta restringir o assunto à questão da globalização, onde novos produtos e culturas são impostos por uma "entidade" superior (seja um país, ou uma grande multinacional),a questão da dominação do mais forte, munindo-se da força, sobre o mais fraco se configurou desde os primórdios, quando os primeiros homens passaram a viver em sociedade. Hoje, mais evoluídos e com mecanismos mais refinados, o homem continua a exercer essa dominação, porém, de maneiras mais sutis, envolta por um manto que recebe o nome hora de política, hora de globalização, ou tantos outros nomes. Mas é preciso entender, também, que o poder e a força (quando usados de forma positiva) não são malignos e nem que a aceitação da dominação é qualidade dos fracos. Muito pelo contrário. Os governos mais eficazes do mundo só funcionam pois tem esses três elementos coexistindo harmoniosamente: alguém que lidera (detém o poder) e rege, utilizando a força no seu sentido mais positivo e, por fim, um povo que obedece, sendo ele mesmo que, democraticamente, escolheu seu líder. Acredito que, sem tais conceitos, nós nunca estaríamos no nível de civilização ao qual nos encontramos; duvido, até, que se existiria uma sociedade, ainda que com todos os seus males e defeitos."

Anônimo disse...

Há relações entre o texto e o vídeo apresentado , pois como vemos no vídeo o gato é obrigado depois de um 'tempo' a tomar coca-cola em um pote. Quando botam leite para o gato tomar na 2ªvez , ele não 'reconhece' mais o sabor do leite , mostrando que a pessoa que botou o pote de coca , exerceu o poder sobre aquela pessoa que havia dado leite para o gato tomar , no início do vídeo.
Marcelo Magalhães 3º B

Anônimo disse...

O texto nos remete ao pensamento de que o dominio não é centrado apenas no dinheiro. Por muitas vezes, esse dominio pode ser intelectual ou de uma vontade. A dominação pode ser feita atravez de uma pessoa ou de um grupo da sociedade, onde é imposta pelo poder ou pressão ideologica da força de um pensamento. Desde sempre essas ideias impostas são elaboradas pela sociedade como forma de repressão, onde precisa-se utilizar o produto, ou não será ninguém na vida, por exemplo. Diante dessa reflexão, reforço o pensamento de que na sociedade as diferenças são partes de um todo, o que alimenta a ideia de que o melhor caminho na sociedade é ser autor das proprias ideias, tendo o dominio de si próprio e das ações pessoais.
JOANA FURLAN GAIOTTI, 3º ano B, nº 15

Anônimo disse...

Vivemos hoje em uma mundo capitalista.A maior possivel retençao de lucro hoje, é a ambição geral de todos.Para que isso ocorra há as mais diversas possibilidades.Uma que é muito frenquente em nossas vidas é a mídia, principalmete do setor alimentício.Muitas pessoas,geralmente meninas, sofrem a tal da anorexia ou bulimia,em tempos que o ideal de beleza é o ser magro,muito magro.Para ver o poder dessas midias,há sempre propagandas dizendo que tal hambuguer novo é delicioso, que tal refrigerante é gostoso,e junto com isso uma pessoa do lado bonita, feliz.Desde quando somos felizes e muitos mais bonitos quando tomamos coca-cola,ou comemos um lanche no Mc donald's?!Nesses ramos miadiáticos pode-se notar que há convergencias entre certas ideias,ex.:o aumento segnificativo de fast-foods literalmentes gordurosos em épocas em que o ideal de belaza é ser igual uma modelo "magricela".O que não podemos deixar ocorrer é a dominação dessas corporações interferirem em nosso cotiano,decidindo o que devemos comer, beber,fazer e vestir.Devemos ter um ponto critico e parar com essa alienação midiática,dessa globalição capitalista. Aqui descrevo sucitamente um pequeno ponto de vista meu atraves do texto e filme visto. -Pedro Olmos Morandi 2ºA nº34

Ana Paula nº 04 - 3º A disse...

É possível identificar no vídeo todos os conceitos apresentados no texto. O gato representa a população. Durante todo o curta, ele é influenciado pelo poder de coerção dos diversos sistemas que dominam sobre sua vida (identificados como as mãos que lhe serve as bebidas). Assim como o gato, temos em nossas vidas uma série de fatores externos que nos moldam. No começo, eles parecem apenas atender a necessidades reais (o gato precisava do leite para sobreviver). Contudo, com o passar do tempo, a vontade deles se impõe através do uso da força - seja essa violenta ou persuasiva - e criam-se novas dependências. Assim, podemos dizer que essas "mãos que oferecem bebidas" podem ser grandes empresas, políticos, ideologias e etc que nos permeiam em nossos cotidianos.

Anônimo disse...

O vídeo mostra um gato que tomava leite, mas foi submetido a tomar Soda e se acostumou com esta, não querendo mais tomar o leite. Pode-se destacar que, nesse caso, o gato sofreu dominação, pois tomou a bebida, aceitando-a e legitimando-a. Além disso, é possível notar que houve poder de dominação por parte da mídia-televisão-que influênciou na sua escolha. Assim como a televisão, outros meios de comunição podem influenciar, de certo modo, na escolha de cada indivíduo, causando impacto também a sua cultura . É daí que surge a globalização.
Aluna: Nicolle Fabri Numero- 24

Ana Carolina Pereira disse...

A pessoa que alimenta o gato representa o poder, pois ela exerce sua vontade sobre a alimentaçao do animal. No caso, o gato, que apenas bebia leite, passou a tomar, após uma imposição de vontades, refrigerante.
O comercial em que mostrava-se a bebida representa a força, pois ele é o meio pelo qual se praticou o poder, ou seja, o gato apenas aceitou beber o refrigerante após assistir ao comercial.
Por fim, a dominação foi completada quando o gato se recusou a beber o leite e apenas aceitava o refrigerante.
Ana Carolina Pereira 3ºA Nº2

Jéssica Nespoli disse...

Jéssica Nespoli 3º B nº14
Uma relação que consegui ver no video e no Texto é que o poder é mostrado no texto como algo em que podemos ter o controle de aceitar ou não, já no video percebi que muitas vezes o controle esta em nós sem percebermos, como o exemplo da coca-cola é algo que não percebomos mas ao ver simplesmente seu comercial temos vontade de querer toma-lá. A mídia é um dos meios que mais nos controlam querendo ou não e muitas vezes não nos damos conta, a mídia tem uma enorme influecia sobre nós.

Anônimo disse...

Aluna: Ana Rubello 3/B

Em minha opinião todos nós somos submetidos á algum poder superior. Diariamente há alguma pessoa tem a capacidade de produzir um desejo individual seja obedecido pela imposição. Mesmo sabendo isso nós aceitamos seguir as vontades dos outros pela força que essa mensagem foi encaminhada a nós. Como propagandas, videos, cartaz e etc. No vídeo em que se encontra um gatinho, mostra a força em que requer a dominação pelo o tipo de comida que o gato irá comer átraves de uma violência física. A partir da dominação e da violência podemos ver o resultado em que o gatinho exerce o consenso. A aceitação de consumir leite ou coca-cola pois não tem outra escolha: ele come o que é dado ou passa fome.

Anônimo disse...

Há varias relações entre o video e os conceitos apresentados.O uso do poder é identificado quando o gato é forçado a exercer certas condutas impostas pelos humanos (se alimentar do que os humanos querem)e quando os mesmos interferem na vida desse individuo.O uso da força é identificado quando o gato não aceita mais aquilo que lhe é imposto, fazendo com que os humanos acabem o violentando.E por fim percebemos a dominação quando o gato aceita as imposições, se alimenta do que os humanos querem.Ao longo do texto e do video, vemos que vivemos num Mundo onde nossas ações são, as vezes, fruto do que nos é imposto.
Francielly Santana 3°B n°09

Laís Helena 3ºA nº13 disse...

Este vídeo tem como tema principal a globalização, sendo esta retratada através de uma metáfora na qual o gato representa uma população alienada, condizente com a atual.
É evidente que, quanto mais leite este recebe, mais ele deseja, o que evidencia o consumismo humano, quando nossas “necessidades” são supridas, surgem outras, e assim por diante, mostrando a insatisfação e o descontentamento do ser humano para com o que ele tem.
É perceptível que a película faz uma crítica voltada à globalização, indicando que o povo brasileiro é submetido (querendo ou não) à mesma através da força e, acaba acomodando-se com o que os americanos lhe enfiam “goela abaixo”.
Apesar das várias maneiras que existem de se convencer alguém a fazer algo, os personagens optam primeiramente pela violência (força), contudo, também apelam para a persuasão através da ferramenta audiovisual, o comercial, além de “mensagens subliminares” encontradas em pequenas imagens de marcas conhecidas que, ao vermos, logo as relacionamos com os produtos.
Para concluir, o poder tem sido exercido principalmente através da força há muito tempo e, duvido muito que a situação mude, a tendência é piorar.

Anônimo disse...

Gabriela Tie 3ºA nº8
Para a sociedade é imposta uma vontade, e essas pessoas são convencidas a aceitar essa vontade que ,supostamente, é a melhor. Essa aceitação não ocorre por meio da força, e sim pelo agrado sobre os dominados.
No video, o gato inicialmente tomava leite, mas este acabou. Ao ficar com fome e não possuir mais o leite, apareceu um americano e lhe ofereceu um refrigerante, convencendo o gato de que o refrigerante é melhor que o leite com agrados, matando a fome dele.
A globalização,no video, era representada pelo americano que ofereceu o refrigerante ao gato, impondo ao bicho uma vontade,convencendo-o de que essa bebida é tida como algo natural.
Com poder, um indivíduo consegue persuadir a sociedade, e é determinado a ela o modo como deve conduzir a vida.

Anônimo disse...

Laís Ciampi,nº14 - 3ºA
Todos os conceitos apresentados no texto podem ser identificados na animação por meio de metáforas.
O poder é representado pelas mãos que oferecem a bebida ao gato. Este, por sua vez, é a representação do consumidor alienado que aceita facilmente qualquer imposição, qualquer dominação dada por meio da força, seja ela física ou psicológica. E a bebida é a representação do produto ou da cultura que é imposto do mais forte para o mais fraco.
O gato, como consequência de aceitar ser dominado - voluntariamente ou não - compreende como natural aquilo que lhe foi imposto e muda seu modo de vida, bem como ocorre com a popução.
Esta situação, apesar de trazida para os dias de hoje, existe há tempos, quando o convívio humano surgiu. Não pode-se dizer, porém, que é negativa, uma vez que é necessária para o desenvolvimento da sociedade. É preciso apenas usufruir destes conceitos de forma correta, tendo um olhar crítico para o que nos é imposto.

Anônimo disse...

Mostra uma realidade que a sociedade não pode mudar, que é uma forte globalização que esta ocorrendo em nosso pais , ou seja o gato é obrigado a tomar um refrigerante e depois só quer tomar a ''soda''. Jonathan 3B

Ana Morando disse...

Ana Carolina R. Morando 3° A n°03


Podemos ver claramente a relação entre o abordagem feita pelo texto com o tema apresentado no vídeo, onde nos atenta a globalização que nos cerca e tudo o que a sociedade acaba nos impondo, seja de forma direta ou indireta, acabamos sempre sendo influenciados e levados pelo sistema. No vídeo podemos nos comparar com o gato, que é levado pelo sistema e que aparentemente é incapaz de reagir contra o mesmo, querendo cada vez mais consumir o que lhe estão oferecendo nos levando assim, o relacionar com o consumismo desenfreados da sociedade capitalista em que vivemos. Conclui-se então que para a imposição do poder nem sempre precisamos de pessoas submissas e dispostas a obedece-lo precisamos apenas de pessoas mais fracas para fazer com que esse poder possa ser aplicado, como exemplo grandes multinacionais influenciando a população a comprar seus produtos e troca-los com frequência pelos lançamentos dos mesmos.

Anônimo disse...

Ana Carolina R. Morando 3°A n°03

Podemos ver claramente a relação entre o abordagem feita pelo texto com o tema apresentado no vídeo, onde nos atenta a globalização que nos cerca e tudo o que a sociedade acaba nos impondo, seja de forma direta ou indireta, acabamos sempre sendo influenciados e levados pelo sistema. No vídeo podemos nos comparar com o gato, que é levado pelo sistema e que aparentemente é incapaz de reagir contra o mesmo, querendo cada vez mais consumir o que lhe estão oferecendo nos levando assim, o relacionar com o consumismo desenfreados da sociedade capitalista em que vivemos. Conclui-se então que para a imposição do poder nem sempre precisamos de pessoas submissas e dispostas a obedece-lo precisamos apenas de pessoas mais fracas para fazer com que esse poder possa ser aplicado, como exemplo grandes multinacionais influenciando a população a comprar seus produtos e troca-los com frequência pelos lançamentos dos mesmos.

Ricardo 3ºA nº 23 disse...

Podemos traçar um paralelo entre o curta e a sociedade globalizada atual em que vivemos, que nos impõe modos de ação, vida e consumo.
O gato, representa a sociedade, que, muitas vezes sem saber, é alienada e manipulada aos gostos e moldes dos mais poderosos que visam lucro e relações de dependência, como as grandes empresas, multinacionais e o estado, que, no curta, são representados pelo "dono" do gato, que o alimenta e estabelece uma relação de poder e dominação.

Anônimo disse...

A respeito do processo chamado “globalização”
Há que se dizer que esse processo está ligado ao poder, sua legitimação e ainda as suas relações com as tendências atuais de dominação. No vídeo podemos ver claramente a imposição de algo como o refrigerante a um gato que era acostumado a leite, mas que devido à escassez de recursos aceita como natural aquilo que lhe foi imposto, mudando seu modo de vida. o gato está legitimando o poder feito sobre ele, assim aceitando a dominação que influi no seu pensamento ,isso feito em escala mundial é o processo de globalização que é uma dominação por meio de todas as áreas da sociedade, principalmente comunicação, comércio internacional e liberdade de movimentação, com diferente intensidade dependendo do nível de desenvolvimento e integração das nações ao redor do planeta.
Stefany agnes 3°B N°25

Anônimo disse...

João Pedro Penteado 3ºA nº 12

O gato, representa a sociedade de hoje, incansável, nunca contente, sempre querendo cada vez mais. Os seres humanos que o alimentam, representam as grandes corporações que juntamente com nossos líderes, se aproveitam da nossa busca por esse 'algo mais' que sempre nos falta, e aplica os conceitos de poder, dominação e legitimação com o povo, este acaba se tornando mais alienado ainda e obedece esses 'agrados' como pequenos cordeirinho.
O vídeo é uma forma bastante simples de retratar como nós somos facilmente influenciados, entretando não pode generalizar, umas vez que existem pessoas, principalmente jovens hoje que não se deixam levar por meras propagandas ou discursos sem fundamento.

Anônimo disse...

A história do gato exemplifica o texto, onde é exposta a relação de poder, força e dominação sob as pessoas que, muitas vezes, estão conscientes ou não.
O gato, no vídeo, representa o povo e a mão que oferece as bebidas a globalização. O animal aceita ser dominado e não impõe sua vontade; mostrando que vivemos em uma sociedade submissa as imposições.

Maria Carolina M. B. Erbolato 3A

Camila - 3ºA - nº5 disse...

Ao mesmo tempo que exemplifica as relações de poder o curta critica a globalização, onde o gato representa a população alienada submetida as vontades capitalistas, estas representadas pelo norte-americano que molda, através do poder, os gostos do animal. Observa-se que a força é representada de duas formas: a força física que se mostra ineficaz, e a psicológica, onde o gato é exposto ao comercial. Este, enfim, domina o gato que legitima a bebida sem mais aceitar seu antigo modo de vida.

Anônimo disse...

Milton Schivitaro Neto nº 21 3º ano A

No video o gato, representando o povo, é constantemente oprimido. Primeiramente o governo, representado pelo braço de um soldado, dá ao gato o que este quer deixando-o feliz. Quando o recurso (no caso o leite) acaba e o gato continua a pedir mais, ele é duramente controlado por meio da violência.
Após isso há também a imposição da força por meios não violentos. É quando um braço trajando as cores do Tio Sam (icone do multinacionalismo capitalista americano) aparece em cena e por meio da propaganda, no caso apelativa, consegue persuadir o gato a consumir um produto que antes não gostava.
Portanto vemos no vídeo diferentes formas de dominação como estão descritas no texto acima, através de uma metáfora bem elaborada.

Guilherme A. disse...

Podemos ver no texto e no vídeo, as relações de poder como imposição de uma vontade. Há no video a imposição ideológica, onde por comodidade e convencimento, o gato passa a baber o refrigerante que lhe é colocado. Apesar da não aceitação do gato no início, esse começa a beber o refrigerante, sendo o poder demonstrado como uma forma de dominação.

Guilherme Acherman - 3°A n°9

Anônimo disse...

Oi! Ricardo, desculpa a demora.

O vídeo no mostra uma adequação dos conceitos importantes da sociedade, são elas: força, poder, consenso, dominação e legitimação.
Qualquer ato poderoso interfere na vida da sociedade. São elas que fazem a composição. Como exemplo, o gato, que é obrigado a ir contra o seu eu, onde o sistema rege o poder de dominação.

Ana Cristina de Oliveira (3°ano B)

Anônimo disse...

Exitem várias relações do vídeo com o texto, o poder é facilmente visto quando o gato é forçado a beber algo de que não gosta, coisa que de certo modo ocorre diariamente na nossa sociedade. Ao sermos forçados de algo que não gostamos acabamos rejeitando, porém acabamos sendo persuadidos por este, e enfim aceitamos.
A globalização é um processo claro de poder, quando empresas internacionais, "implantam" uma moda(famosos são pagos para usarem esses produtos), e a população pode até não gostar, porém acabando usando-os não por serem bonitos, mas porque famosos usam.
Enfim o poder está claramente exposto na nossa sociedade, mas estamos alienados à ele, como o gato que não gosta do refrigerante, mas acaba acostumado a bebe-lo.
Victor Jesus 3ºA nº25

Anônimo disse...

professor acho que deu defeito na primeira vez que postei entao vou comentar denovo acho que comentei no prazo mas no lugar errado =/...o video retrata nosso dia a dia onde somos altamente influenciados sobre o que a sociedade nos impoe pelo poder, seguimos um padrao determinado e mesmo sendo contra por omissão ou medo aceitamos de modo que levamos uma vida que não importa se nos deixa feliz ou não apenas fazemos o que o mundo por meio do poder manda

Leonardo Ruzene n°15 serie: 3A

Anônimo disse...

A globalização, induz o individuo atraves de "caricias" o gato é convencido que a marca do refrigerante utilizada, e melhor que o leite que o gato bebe. Com isso demonstra com o que o marketing usado consegue convence-los de que todos os produtos propagamenticios são superiores aos que voce utiliza.
Felipe Urzedo 3ºB Nº7

Anônimo disse...

O gato representa a população, e no momento em que o refrigerante é imposto ao gato, mesmo contra sua vontade ele toma, demonstra o globalização do mundo e a expanção do mercado de pais influenciando na de outros.