31 de jul. de 2011

Atividade - Cultura: um conceito antropológico

Atividade: Poste um comentário para esta postagem. Há relações entre os conceitos apresentados e os vídeos abaixo? Identifique ao menos um conceito em cada um dos vídeos e justifique.

Por que nós, seres humanos, embora sejamos uma única espécie biológica, desenvolvemos modos de vida tão diferentes e conflitantes? Há possibilidade de convívio com as diferenças?

Nós não nascemos seres humanos, homens ou mulheres, mas tornamo-nos através do pertencimento a uma determinada cultura mediante um processo de socialização. Aprendemos a ser aquilo que a sociedade espera de nós por meio da interiorização das suas normas, regras, valores, crenças, saberes, modos de pensar e tantas outras coisas que fazem parte da herança cultural de uma sociedade específica e de seus diferentes grupos, castas, estamentos e classes sociais.    

A herança cultural não se confunde, porém, com a herança biológica. O homem ao nascer recebe essas duas heranças: a herança cultural lhe transmite hábitos e costumes adquiridos em seu meio, ao passo que a herança biológica lhe transmite as características físicas ou genéticas de seu grupo humano.

Para Franz Boas a cultura é uma capacidade humana, é aquela herança que o homem recebe ao nascer em sua sociedade. Desde o momento em que é posta no mundo, a criança, pertencente a uma determinada cultura, começa a receber uma série de influências do grupo em que nasceu: as maneiras de alimentar-se, o vestuário, a cama ou a rede para dormir, a língua falada, a identificação de um pai e de uma mãe, e assim por diante. À medida que vai crescendo, recebe novas influências desse mesmo grupo, de modo a integrá-la na sociedade, da qual participa como uma personalidade em função do papel que nela exerce. Se individualmente o homem age como reflexo de sua sociedade, faz aquilo que é normal e constante nessa sociedade. Quanto mais nela se integra, mais adquire novos hábitos, capazes de fazer com que se considere um membro dessa sociedade, agindo de acordo com padrões estabelecidos. Esses padrões são justamente a cultura da sociedade em que vive.


É correto falar em cultura no singular, de modo universal, para se referir a capacidade humana de estabelecer significados para o mundo, transmitir e reelaborar de modo contínuo uma determinada herança cultural. Pelo fato de existir as diferenças e haver uma diversidade de sociedades  com culturas distintas,  é correto falar em culturas no plural, pois, são diferentes as maneiras com que as culturas respondem ao mundo, dai a diversidade cultural da espécie humana.

Cada sociedade tem sua dinâmica própria construída historicamente dentro de seu contexto específico e único, qualquer pesquisa sobre as sociedades deve respeitar este princípio. Esta concepção teórica tem como marco fundador as proposições de Franz Boas. Para ele,  a  "civilização não é algo absoluto, mas (…) é relativa, e, nossas idéias e concepções são verdadeiras apenas na medida de nossa civilização". Ou seja, as culturas possuem lógicas específicas que devem ser julgadas a partir de seus próprios referenciais para que não sejamos etnocêntricos. 

O etnocentrismo é uma tendência de todas as culturas de impor sua identidade cultural em detrimento de outras. Cada cultura específica tende a avaliar as outras a partir de seus próprios referenciais, de seus valores, crenças e modos de agir e pensar no mundo.  Isso é problemático, pois cada  povo, cada cultura acredita ser superior aos demais e utiliza-se deste álibi para subjugar e explorar os outros.  As formas de escravidão, por exemplo, foram legitimadas historicamente por ideias que classificam o outro como inferior. Ser etnocêntrico é agir acreditando que o modo como você pensa e entende o mundo é a única maneira correta, a única verdade; e os outros são avaliados a partir do referencial de quem julga.    
  
O relativismo cultural pressupõe a ideia segundo a qual não existe uma maneira correta de se viver, pois, cada cultura responde com seus próprios valores e símbolos a necessidade de preservação humana através da transmissão de seus conhecimentos e significados pela socialização e pela educação formal ou informal de seus pertencentes. Julgar uma cultura diferente requer compreender seus valores. Os homens partilham culturas diferentes que lhes são ensinadas pelo seu grupo, de outro modo, seriam animais [como Amalá e Kamala quando foram encontradas vivendo numa matilha de lobos.  Veja o vídeo abaixo]  

Multiculturalismo crítico é a sensibilidade para a pluralidade, para a redução de preconceitos e discriminações, é a responsabilidade de todos no esforço por reduzir a opressão. Parte de uma contextualização e compreensão da produção das diferenças.

Imperativo transcultural "As pessoas têm direito a serem iguais sempre que a diferença as tornar inferiores; contudo, têm também direito a serem diferentes sempre que a igualdade colocar em risco suas identidades". (Boa Ventura Souza Santos) 


Nós não nascemos seres humanos, homens ou mulheres, mas tornamo-nos através de um processo de socialização. Aprendemos a ser aquilo que a sociedade espera de nós por meio da interiorização das suas normas, regras, valores, crenças, saberes, modos de pensar e tantas outras coisas que fazem parte da herança cultural de uma sociedade específica e de seus diferentes grupos e classes sociais. 

Veja o vídeo Amala e Kamala:







1964: O Rei Leopoldo III, da Bélgica, visita o Parque Indígena do Xingu. A reconstituição dessa visita leva a uma reflexão sobre o choque produzido pelo encontro de diferentes humanidades.


36 comentários:

Anônimo disse...

Há relação entre os conceitos e os vídeos apresentados.
O primeiro vídeo nos ilustra a questão de que ninguém nasce humano, mas aprende a ser um quando integrado a uma sociedade que passa a sua cultura para este individuo. No caso de Amala e Kamala que não tiveram contato com pessoas mas sim com lobos, elas adquiriram suas características (andar de quatro, uivar, ver melhor durante a noite...) e quando tiradas do local que estavam acostumadas tiveram dificuldades para viver.
O segundo vídeo pode ser relacionado com o fato de que não há apenas uma cultura certa e verdadeira uma vez que existe um relativismo cultural, ou seja, para determinada pessoa ou grupo estar certo fazer algo ou não tendo como base seus valores e essa mesma coisa pode ser considerada errada para outras pessoas ou grupos. Também pode ser relacionado com o etmocentrismo que é a ideia de que alguém tenta impor sua cultura a outro individuo, achando que esta é melhor ou única.

Cynthia Prado Pousa, número 6, 1º A

Anônimo disse...

Ambos os vídeos retratam o texto, então os conceitos são semelhantes.A ideia principal do vídeo das "Meninas-lobo" é o de que não nascemos humanos, e sim nos adaptamos com a cultura que é imposta e ensinada à nós. Se nascemos e somos criados com pessoas, logo estaremos nos comportando como elas, se somos criados com animais (como no caso do vídeo), vamos nos comportar igual eles. Isso acontece pois temos essa capacidade de adaptação. Com o passar do tempo vamos nos "transformando", ganhando hábitos pertencentes a tal cultura que estamos inseridos. O que já pula para o segundo vídeo, que fala sobre essa diferença de culturas. O mundo suporta milhões de pessoas que são totalmente diferentes fisicamente, e principalmente, mentalmente. Isso ocorre devido à diferença de localização, religião, gostos, época e etc, tais elementos que formam a cultura da pessoa. Assim, quando duas culturas se cruzam, há o choque, pois as pessoas estão acostumadas a viver de um jeito, que para elas, parece ser o único certo, mas é apenas o jeito que ela foi "obrigada" a seguir desde que nasceu.

Mariana Q. - nº 31 - 1º A

Anônimo disse...

O primeiro vídeo mostra claramente que nossa herança cultural é adquirida pela socialização, ou seja, só nos tornamos seres humanos completos por meio do convívio com outros homens. As meninas lobo não viveram a educação na sociedade, e como o homem possui uma capacidade para aprender, elas adquiriram os costumes que aprenderam dos lobos, que as salvaram da morte após a queda do avião. Quando foram retiradas do meio em que viviam, o aprendizado humano foi difícil e lento, provavelmente porque suas experiências mais importantes nos primeiros anos de vida foram entre os animais.
Já o segundo vídeo nos lembra a ideia de que não há apenas uma forma de vida social, uma vez que diferentes culturas criam suas regras e normas. O rei Leopoldo III da Bélgica percebeu esta realidade ao visitar o Xingu. Suas afirmações ao jovem índio mostram que, provavelmente, a visão dos belgas sobre os habitantes do Congo era cheia de preconceitos, fazendo com que pensassem serem melhores culturalmente, mais desenvolvidos que o outro povo, colonizando-o. Após conhecer melhor os indígenas, o rei, provavelmente, conseguiu compreender as diferenças e o valor de outras culturas.

Mateus B. Fiamenghi 1ºB; Nº30

Cynthia Prado Pousa disse...

Há relação entre os conceitos e os vídeos apresentados.
O primeiro vídeo nos ilustra a questão de que ninguém nasce humano, mas aprende a ser um quando integrado a uma sociedade que passa a sua cultura para este individuo. No caso de Amala e Kamala que não tiveram contato com pessoas mas sim com lobos, elas adquiriram suas características (andar de quatro, uivar, ver melhor durante a noite...) e quando tiradas do local que estavam acostumadas tiveram dificuldades para viver.
O segundo vídeo pode ser relacionado com o fato de que não há apenas uma cultura certa e verdadeira uma vez que existe um relativismo cultural, ou seja, para determinada pessoa ou grupo estar certo fazer algo ou não tendo como base seus valores e essa mesma coisa pode ser considerada errada para outras pessoas ou grupos (Os índios andam sem roupa, coisa que na sociedade branca não pode). Também pode ser relacionado com o etmocentrismo que é a ideia de que alguém tenta impor sua cultura a outro individuo, achando que esta é melhor ou única (A sociedade branca muitas vezes mudam a vida das tribos indígenas para conseguir seus objetivos econômicos, políticos...).

Cynthia Prado Pousa, número 6, 1ºA

Mariana Q disse...

Ambos os vídeos retratam o texto, então os conceitos são semelhantes.
A ideia principal do vídeo das "Meninas-lobo" é o de que não nascemos humanos, e sim nos adaptamos com a cultura que é imposta e ensinada à nós. Se nascemos e somos criados com pessoas, logo estaremos nos comportando como elas, se somos criados com animais (como no caso do vídeo), vamos nos comportar igual eles. Isso acontece pois temos essa capacidade de adaptação. Com o passar do tempo vamos nos "transformando", ganhando hábitos pertencentes a tal cultura que estamos inseridos. O que já pula para o segundo vídeo, que fala sobre essa diferença de culturas. O mundo suporta milhões de pessoas que são totalmente diferentes fisicamente, e principalmente, mentalmente. Isso ocorre devido à diferença de localização, religião, gostos, época e etc, tais elementos que formam a cultura da pessoa. Assim, quando duas culturas se cruzam, há o choque, pois as pessoas estão acostumadas a viver de um jeito, que para elas, parece ser o único certo, mas é apenas o jeito que ela foi "obrigada" a seguir desde que nasceu.
Mariana Queiroz nº31 1ºA

Anônimo disse...

NOME: Lucas Gustavo Alves Ferreira N: 27 SÉRIE: 1 Ano A

Acredito que há relações entre os conceitos apresentados e os videos acima, como o da Amala e Kamala, e do Rei Leopoldo III, da Bélgica, em visita ao Parque Indígena do Xingu.
No primeiro video, de Amala e Kamala, observamos que se trata do Relativismo Cultural, pois cada cultura responde com seus próprios valores e símbolos a necessidade de preservação humana através da transmissão de seus conhecimentos e significados pela socialização de cada grupo. E isso conseguimos observar com Amala e Kamala, quando foram deixadas quando pequeninas em uma selva, que com isso foram adotadas por uma loba que trasmitiu seus hábitos como a maneira de andar, uivar e enxergar melhor a noite.
No segundo video do Rei Leopoldo III, da Bélgica, em visita ao Parque Indígena do Xingu, observamos que se trata do conceito de Franz Boas, que fala que a cultura é uma herança que o homem recebe ao nascer em sua sociedade. E isso, conseguimos observar desde o nascimento da crianças indigenas,como a maneira de vestir e entre outras coisas. Porém, observamos que o rei da Bélgica tentou levar sua cultura para os indigenas, como anzois, espelhos e várias ouras coisas.

Anônimo disse...

Nunca havia pensado sobre o que é realmente a "cultura" e a sua importância para a vida humana. Esse texto, porém, deixou bastante claro que, sem a cultura, nós não seriamos humanos, e sim animais, vivendo as custas de nossas instintos; nossos conhecimentos se reduziriam apenas aqueles passados pela herança biológica, necessários para a nossa sobrevivência; não haveria, pois, qualquer avanço em nossa sociedade. Com a cultura, nos tornamos, portanto, animais racionais, capazes de atribuir ao mundo significados distintos e, dessa forma, evoluir em nossos conhecimentos, buscando novas formas de sobrevivência, individual e social. "Aprendemos a ser aquilo que a sociedade espera de nós" , ou seja, aprendemos a ver o mundo como a sociedade na qual estamos inseridos, através da herança cultural. Dessa forma, podemos conviver com os demais membros de tal sociedade.
O vídeo "As meninas lobo" ilustra o comentário do texto de que "Nós não nascemos seres humanos, homens ou mulheres, mas tornamo-nos através de um processo de socialização". Amala e Kamala não eram humanas; elas apenas tinham as mesmas características biológicas que os seres humanos, mas não possuíam herança cultural, logo não tinham cultura. Elas agiam feito animais porque foram ensinadas a agir dessa forma. Nós também somos ensinados a agir de acordo com a nossa cultura.
"As pessoas têm direito a serem iguais sempre que a diferença as tornar inferiores; contudo, têm também direito a serem diferentes sempre que a igualdade colocar em risco suas identidades". (Boa Ventura Souza Santos) O vídeo do Parque Indígena do Xingu nos mostra as grandes diferenças entre a cultura indígena e a moderna; porém, nenhuma delas está "mais certa" ou "mais errada" que a outra. São formas de vida diferentes, vestuários, formas de lazer, tudo diferente; mas não significa que, por serem diferentes, estão errados. Humanamente, somos todos iguais; não somos superiores ou inferiores á ninguém. Mas também não somos, culturalmente, iguais á todos. E é essa distinção que deve ficar clara em nossas mentes para que o etnocentrismo seja combatido.

Ana Luísa de Oliveira - 1o ano A.

Anônimo disse...

Com o nosso conteudo e com os videos tem relaçao sim na aula e mas falado sobre nossa cultura, primeira video estava falando de 2 meninas que foi achadas num bando de lobos e infelismente uma falaceu e a outra foi aprendendo os nossos costumes e tudo o que a gente aprendeu desde pequeno mas nao aguentou e faleceu mas pelo menos teve uma conciencia sobre nossos conceitos e nossas culturas e no segundo video fala mais de um rei de xingu que fala sobre sua cultura e como ele consegue dar uma educaçao e os valores mais importantes de sua cultura e seus costumes por isso que os videos falam mas de varias religioes e de seus valores e aprender mas o que estamos vivendo ate hoje e ensinar para nossos filhos.
THAINA CASTELI
1ºA
Nº40

Anônimo disse...

Por meio do primeiro video acima de Amala e Kamala nos deparamos com um processo de sociabilização muito diferente do nosso: elas pertenceram, grande parte de sua vida, ao convívio com lobos na natureza, apesar de possuirem capacidade de se desenvolverem em meio à sociedade do homem. Com isso nos deparamos com o impasse cultural e biológico presente em nossa essência: por um lado nos desenvolvemos de acordo com a cultura imposta em nossa sociedade, nos mostrando o quanto diferente podemos ser; por outro, somos biologicamente iguais, pois não fomos criados extritamente para pertencer à essa cultura. Assim, o homem nos mostra que não pode ser uma ilha, esta sempre em constante mudança de acordo com o meio cultural, social e religioso com o qual convivemos diariamente.
Junto ao segundo video, visualisamos no inicio um processo um tanto forçado de socialização por parte do Brasil do grupo indígena Xingu, o que mostra um etnocentrismo ideológico como o certo a fazer; o contato com os brancos se torna frequente, mas o grupo, composto com o Rei Leopoldo III, procura preservar a cultura existente. Contudo, o contato entre brancos e indígenas seria irremediável devido à globalização em crescimento, mas o que se torna evidente e surpreendente por parte do vídeo é do Rei citar: "Se houvessemos conhecido o Xingu antes, a Bélgica não teria perdido o Congo." Isso nos mostra que mesmo por trás de uma sociedade mal interpretada, existem diversos valores que podemos conhecer por trás de outras culturas, contudo isso só fora visto depois de uma quebra, décadas depois, de paradigmas e preconceitos que poderiam ter evitado a destruição total do Congo e preservado sua herança cultural de séculos de tradição.

Letícia L. Prado - 1ºB - Nº26

Taísa Ribeiro Ferreira nº39 1ºA disse...

No primeiro vídeo podemos observar que as pessoas só se tornam realmente seres humanos, quando são inseridas em uma sociedade e lhes é imposta uma cultura. Como por exemplo Amala e Kamala, que como viveram com lobos desde pequenas, passaram a agir como tais, já que não sofreram o processo de socialização.
Já no segundo vídeo podemos observar que no mundo existem diversas culturas, e quando elas se encontram ocorre um "choque", como o encontro da cultura Xingu com a cultura do rei. Então surge a ideia do relativismo cultural, em que nenhuma cultura é mais superior ou correta que as outras, pois cada uma tem seus próprios valores e pontos de vista.
Taísa Ribeiro Ferreira nº39 1ºA

Anônimo disse...

na minha opinião, os videos podem ser relacionados com o conceito de cultura, ou seja, como as meninas lobo não viveram junto com uma sociedade de seres humanos elas tiveram sua cultura voltada aos costumes do lobos. ja no segundo video ele mostra a cultura dos indios xingus, que para els são normais, para as pessoas que a visitaram não foi tão normal como eles imaginavam. Pode-se tirarcomo conclusão que há diferentes culturas no mundo e não há nada que possamos fazer para mudar isso, pois todos somos igauais por dentro, mas com diferentes opiniões e formas de ver o mundo.

aluno: guilherme fantini ferreira
serie: 1° A
número: 18

Anônimo disse...

Emmanuel 1ºB nº 9

O primeiro vídeo expressa muito bem como o ser nós só nos tornamos humanos através de um processo de socialização , como as meninas foram criadas com lobos, elas adquiriram características deles, encontrando dificuldade de se socializar com a cultura das pessoas da época.
O segundo vídeo mostra como há diferenças entre povos e suas culturas, otros modos de ce viver a vida, utros tipos de preocupação, e apesar de a sociedade achar que quem está certa é ela, no modo de viver, os outros povos estão tão certos quanto ela, cada um vive com seus objetivos e crenças, devemos respeitar isso, mas a sociedade não consegue aceitar.

Anônimo disse...

O vídeo apresentado relata basicamente um conteúdo discutido pelo professor, um grande diferença de costumes em etnias diferentes no mundo. Quando uma breve relação é estabelecida com etnias de costumes diferentes, uma automaticamente se acha superior a outra, que no vídeo esta muito explícito. O ser humano possui diversos pensamentos breves com a observação de assuntos novos, um deles foi incluído neste texto. A ideia principal do vídeos seria relatar essas ação de nos humanos.

Pedro 1ºB 34

Anônimo disse...

Vídeo 1- As Meninas Lobo:
"Para que tenha cultura é preciso ter linguagem"
Quando as meninas foram encontradas em meio a matilha, elas não tinham cultura, até que foram introduzidas a uma sociedade e está foi responsável por transmitir a cultura para as duas irmãs.
O ser humano quando nasce recebe duas heranças: a biológica e a cultural. A herança cultural, ponto de discussão, lhe transmite hábitos e costumes adquiridos em seu meio, foi isso que a as meninas lobo receberam quando entraram em contato com pessoas de herança biológica semelhante as suas. Antes disso, se comportavam apenas por instinto.

Video 2- Um Rei no Xingu:
Os índios Xingu sempre tiveram a sua cultura, quando os homens brancos encontraram essa comunidade ocorre um choque de culturas e como necessidade do homem branco ele se vê no direito de interferir nos costumes do índios e introduzir o cristianismo a eles (etnocentrismo).Os índios rapidamente aceitam a nova cultura, por curiosidade, e o relativismo cultural passa a ser prejudicado.
Como forma de "proteção" da cultura indígena, Orlando Villas Boas decide isolar os índios das outras culturas, para que a sua possa ser conservada. Nessa situação eu citaria o Imperativo transcultural, me referindo ao direito dos índios em manter a sua cultura viva mas não necessariamente isolada das demais.

Bianca n-04 1o ano B.

Anônimo disse...

Sabrina 1ºB Nº37
O vídeo de Amala e Kamala nos evidencia aquilo que chamamos de herança cultural e de herança biológica, uma vez que através dele podemos perceber que as duas meninas possuíam uma herança biológica, mas faltava nelas uma herança cultural, que nós seres humanos só conseguimos adquirir pelo convívio. Pode se dizer que Amala e Kamala não possuíam cultura até que foram achadas, após isso elas foram introduzidas em uma sociedade e começaram a se socializar, a receber influências dessa sociedade para que se integrassem e passassem a fazer parte da cultura daquele local.
O segundo vídeo nos mostra o “choque” causado quando duas culturas diferentes têm contato, já que cada uma tem seus princípios e suas bases em diferentes valores, é o chamado relativismo cultural. No vídeo ao vermos o Rei no Xingu podemos dizer que ocorre um multiculturalismo, que é o que prevê uma redução de preconceitos e discriminações, através da compreensão das diferenças, exatamente como o que nos é mostrado. Porém também é possível ver o que podemos chamar de etnocentrismo ao falarmos da relação do mesmo Rei com o povo do Congo, uma antiga colônia da Bélgica, uma relação em

Anônimo disse...

Bruna - nº 06 - 1º ano B

Os seres humanos são considerados seres da mesma espécie. Como no mundo animal, entre o homens também há diferentes tipos de "espécie", e o vídeo "Um Rei no Xingu" nos traz essa ideia bem explicada.

O vídeo mostra o denominado "homem branco" se relacionando com os índios Xingus. São muitas as diferenças: Culturas, vestimenta, costumes, crenças, ritos, modos de sobrevivência, etc.

A ideia principal do vídeo, é o contato entre as culturas dos índios com os homens brancos. Os Xingus têm uma vida paradisíaca, vivem da caça, da pesca, da agricultura, e são isolados da civilização. Ao se encontrarem com outro tipo de sociedade ficam impressionados, no início com medo, mas aos poucos esse espanto acaba. O homem branco também se imprecisona com o modo de vida da tribo.

Ao assistir o vídeo, pode-se concluir que as pessoas, mesmo sendo de mundos diferentes e tendo culturas diferente, podem ter uma boa relação e contato.

Jovana Gaiotti disse...

O comportamento de cada pessoa depende de seu aprendizado, de um processo de socialização. As pessoas têm comportamentos diferentes não pela genética ou o lugar em que vivem, mas por terem recebido uma educação diferenciada umas das outras; é a cultura que o homem recebe desde pequeno, e o ajuda a desenvolver o próprio comportamento, que determina a diferença de comportamento entre os homens, pois o homem age de acordo com a cultura que recebeu no meio em que foi socializado.
As diferenças de comportamento entre os homens não podem ser explicadas a partir de sua genética ou da localidade geográfica onde foi criado. As características biológicas não são determinantes das diferenças culturais. E é a partir disso que o preconceito com outras culturas raciais e sociais podem ser criadas, pela ignorância do homem sobre o entendimento do seu diferente, de acordo com a cultura através da qual o homem passa a ver o mundo, que interfere na sua aceitação fisiológica, na qual o homem deve romper suas próprias limitações de aceitação.

Jovana Furlan Gaiotti, 1ºano A

Anônimo disse...

Assistindo aos dois vídeos, pude perceber que as diferenças entre os seres humanos é muito grande. Por exemplo, sabemos que os integrantes da espécie humana têm características físicas iguais, porém cada grupo de pessoas age se uma forma completamente diferente do outro.
Levando em consideração que os índios Xingu e o rei são da mesma espécie e tem as mesmas características físicas, podemos ter certeza de que a afirmação acima é verdadeira, pois os costumes entre eles são tão diferentes que isso até gera um certo medo no início.
Eu acredito que as diferenças entre várias pessoas são pontos positivos, pois a partir do momento que há uma certa interação, elas podem analisar e comparar sua cultura.Isso serve até para criar um certo senso crítico e uma opinião sobre o outro, acrescentando elementos de outras culturas na sua como o rei fez ao distribuir objetos para os índios.
A característica das pessoas em desenvolver culturas diferentes é melhor entendida ao ver o vídeo das meninas lobas, porque elas desenvolveram uma cultura totalmente diferente e estavam vivendo com animais e não como humanos.

Felipe Baeta dos Santos, 1 B, número 10.

lukas salles nº 29 1ºA disse...

No vídeo de Amala e Kamala podemos identificar os conceitos de herança cultural e herança biológica. Elas receberam a herança biológica e são fisicamente iguais aos humanos, mas não receberam nenhuma herança cultural, então acabaram se apegando aos costumes dos lobos e aprenderam a se comportar como eles, já que não há cultura entre os lobos, então não há herança cultural.
Também podemos perceber o conceito de herança cultural no vídeo dos índios, que tem sua cultura passada de geração para geração, mas também há o conceito de etnocentrismo, como no Congo, na época em que era colônia da Bélgica, potência que tenta impor sua cultura, considera-se superior e explora o povo nativo.

denis silveira nº7 1ºB disse...

que tem herança cultural e biolocgica nos dois

Thiago Costa Haiter 1º A disse...

VIDEO 1: O primeiro video pode ser relacionado com a afirmação de que "Desde o momento em que é posta no mundo, a criança, pertencente a uma determinada cultura, começa a receber uma série de influências do grupo em que nasceu: as maneiras de alimentar-se, o vestuário, a cama ou a rede para dormir..." Pois essas duas garotas do primeiro video não tiveram contato com a sociedade humana, e sim com om grupo de lobos, assim adquirindo costumes desse grupo, como o jeito de comer, o jeito de andar, não sabiam falar... Por esse motivo, quando elas são encontradas, mesmo convivendo com os humanos da instituição, elas ainda sim possuem dificuldade em assimilar seus costumes e seus modos de vida.

VIDEO 2:O segundo video pode ser relacionado com o conceito "Cada cultura específica tende a avaliar as outras a partir de seus próprios referenciais, de seus valores, crenças e modos de agir e pensar no mundo. Isso é problemático, pois cada povo, cada cultura acredita ser superior aos demais..." pois nós temos uma visão preconceituosa sobre os indios, pensando que são primitivos e sem tecnologia, porém esse é o nosso ponto de vista, já que estamos comparando-os a nossa sociedade e nossa cultura, que é totalmente diferente. Já para eles, a sua cultura, crenças e costumes são muito importantes e tem que ser mantidas, coisa que muitos de nós não conseguem entender. Por isso muitas tribos evitam as influencias e o contato com o branco, para não perderem, com o passar do tempo, suas tradições.

Anônimo disse...

Nº19 1º ano A
video1:A herança cultural não se confunde, porém, com a herança biológica. O homem ao nascer recebe essas duas heranças: a herança cultural lhe transmite hábitos e costumes adquiridos em seu meio, ao passo que a herança biológica lhe transmite as características físicas ou genéticas de seu grupo humano.

comentario: as meninas Amala e Kamala nao sofreram influencia da sociedade, entao nao começaram a agir como tal, apenas como lobas, ou seja, elas nao tinham a herança cultural

video2: Cada cultura específica tende a avaliar as outras a partir de seus próprios referenciais, de seus valores, crenças e modos de agir e pensar no mundo. Isso é problemático, pois cada povo, cada cultura acredita ser superior aos demais e utiliza-se deste álibi para subjugar e explorar os outros.

comentario:quando o rei Leopoldo, um homem de outro pais e outro estilo de vida foi ao Xingu, ocorreu um choque entre diferentes heranças culturais, entao podemos perceber que cada um tenta entender outra cultura de acordo com asua própri, assim, o Homem precisa de uma visão mais ampla do mundo para poder compreender essas diferenças.

Anônimo disse...

Giovana Silveira Leite N13 1A

No primeiro vídeo mostra as irmas lobo, eu achei bem interessante, pois elas foram criadas por um lobo e tudo que ele ensinou à elas,as duas faziam praticamente igual como andar de quatro, beber água do rio, comer como um lobo e enxergar melhor a noite, não nascemos seres humanos e sim somos criados e aprendemos a agir como um.
No segundo vídeo mostra sobre a cultura indígena ,eles tem rituais e modos de viver muito diferentes de nós. Quando uma criança nasce ela já aprende sua cultura e no caso de Amala e Kamala elas aprenderam a "cultura" dos lobos e a língua elas praticamente nem sabiam falar; os índios não usam vestimentas andam nus e isso é um exemplo de uma característica de um povo que contem suas próprias culturas e costumes. Temos que respeitar o que é diferente e combater o etnocentrismo como seres humanos que se respeitam em uma sociedade.

Anônimo disse...

Assim como Franz Boas já disse: "a cultura é uma capacidade humana, é aquela herança que o homem recebe ao nascer em sua sociedade". O ser humano não nasce acostumado com sua realidade de mundo, como por exemplo a fala e a escrita. Diferentemente de animais, nós pensamos, porém não descobrimos isso até nós adequarmos a nosso meio de vida e costumes. No primeiro vídeo por exemplo, as meninas lobo foram ensinadas e criadas por animais, por isso os costumes delas são diferentes dos costumes humanos. Porém, quando tenta-se adaptar para uma realidade de mundo muito diferente, dificilmente adequa-se a algo muito distinto do que se estabelece como padrão. Por exemplo, se você é muçulmano, dificilmente vai se adequar com a cultura americana. Não é impossível, porém é um processo que leva tempo e dá trabalho, sendo que os resultados podem não ser tão bons. ~ no vídeo por exemplo uma das meninas morre tentando se adaptar ~.
O segundo vídeo mostra o interesse em conhecer culturas divergentes e o quanto é importante ter esse tipo de interesse. Porque quando sabe-se de civilizações diferentes diminui-se a xenofobia (preconteito contra imigrantes http://migre.me/5u0Cr) e o preconceito contra as diferenças. Apesar dos humanos nascerem com uma herança biológica pronta, sua herança cultural será construída desde o momento de seu nascimento.
"A herança cultural não se confunde, porém, com a herança biológica. O homem ao nascer recebe essas duas heranças: a herança cultural lhe transmite hábitos e costumes adquiridos em seu meio, ao passo que a herança biológica lhe transmite as características físicas ou genéticas de seu grupo humano."
Enfim, eu concluo que, é importante reconhecer diferenças, sejam elas de cultura, raça ou fisionomia. E que nossa base de criação na cultura será aplicada para a vida toda, podendo raramente haver adaptações o longo do caminho, como por exemplo o primeiro vídeo. Concluo também uma frase que engloba ambos os vídeos: "o ser humano é um ser sociável que, por ter capacidade de pensamento e formação de opinião, pode adequar-se a novas culturas de maneira pacífica, desde que, para isto esteja disposto".

~ Ana Carolina F. Arantes
1o ano A, número 01
Liceu Salesiano.

mariaclaudia* disse...

Através dos vídeos pude ver a cultura de cada povo separadamente. E quando juntos, pude comparar os valores culturais de cada um mas também ver o choque produzido pela diferença dos costumes de ambos.
Talvez eu não tenha entendido direito o significado dos vídeos, mas pelo meu ponto de vista eu pude reparar que de uma forma ou de outra, haverá sempre um "desentendimento" de culturas apesar de alguma se adaptar à outra de início.
No primeiro vídeo eu pude notar que as irmãs Amala e Kamala cresceram com a herança cultural dos lobos. E ao tentarem ser adaptadas à cultura humana, não conseguem por muito tempo.. pois não eram acostumadas com isso. O mundo delas era, praticamente, o mundo dos lobos.
No segundo vídeo, o Rei Leopoldo III possui o multiculturalismo pelo que pude perceber. Pois ao chegar em Xingu ele não repreende a cultura dos indígenas, e sim acha fascinante. Porém, mais para o final do vídeo, vimos que a sociedade humana mais civilizada tenta levar os seus costumes aos indígenas. Estragando, assim, seus valores culturais.

Aluna: Maria Cláudia da Silva
Turma: 1º A
Nº: 30

Anônimo disse...

A cultura é um termo mundialmente conhecido e propagado, mas será que realmente sabemos o que está anexado/ integrado a esse tema ou o que realmente significa?
Cultura é basicamente um mito ou rito no qual as pessoas acreditam por si só, uma maneira de buscar respostas verdadeiras para suas questões ; cada cultura tem suas verdades sendo nenhuma delas falsas diante de outra crença.
Como podemos ver no video de Amala e Kamala o ser humano é o único ser apto para viver, em condições necessárias, como os outros determinados animais. Com isso observamos que ao ocorrer a pessoa perde sua identidade e cultura humano, porém evidenciamos que ao socializar "novamente" as meninas lobo começam a adquirir uma pequena mas significativa cultura própria até suas mortes.

Julia Caroline A. Carvalho - 1º EM B - nº 23

Anônimo disse...

No primeiro vídeo mostra as irmas lobo, eu achei bem interessante, pois elas foram criadas por uma loba e elas não agiam como ser humano e sim como lobas,faziam tudo igual como: andar de quatro, beber água do rio, comer como um lobo e enxergar melhor a noite, ou seja os humanos são muito manipuláveis conseguem ate vira outro“ser vivo”.
No segundo vídeo mostra sobre a cultura indígena ,e da para perceber que o modo de vida deles é bem diferente do nosso. Apesar das pessoas nascerem com uma herança biológica pronta, sua herança cultural pode ser construída desde o momento de seu nascimento. o Rei Leopoldo III possui varias culturas, pois ao chegar em Xingu ele não repreende a cultura dos indígenas, e sim acha interessante. Porém, mais para o final do vídeo, vimos que a sociedade humana mais civilizada tenta levar os seus costumes aos indígenas. Estragando os seus valores culturais.
Juliana Trivellato -1 ano B - numero:25

Anônimo disse...

Sim, há relações entre os textos e os vídeos.A principal relação, é o tema abordado nos dois, que são a cultura e a diversidade.O primeiro vídeo traz uma história de adaptação biológica, são duas meninas que se acostumaram com as características animais e cresceram daquela maneira.Após a sua socialização, elas se alteraram e se adaptaram como ser humano. Isso demonstra que nós não nascemos ser humano, a herança cultural é fundamental para a evolução de algum ser vivo.O segundo vídeo é relacionado com a diversidade cultural e etnocentrismo, tendo como exemplo o homem moderno e os indígenas. O fato do homem moderno ter recursos tecnológicos avançados, nao significa que a cultura do homem moderno, estará a frente da cultura de um povo indígena.Cada cultura tem as suas características e nenhuma cultura é melhor ou pior que a outra.

Daniel de Alvarenga Zouvi - 1A n:07
estarei ciente, caso o comentário nao seja aceito devido ao atraso.

Anônimo disse...

A relação clara entre os conceitos apresentados e os vídeos é que em ambos há um processo de aculturação onde a civilização mais fraca, seja a indígena ou a matilha das meninas – lobo, sofre com a imposição da cultura do mais forte.

1º VÍDEO: Amala e Kamala, as meninas - lobo
Segundo o texto “não nascemos seres humanos, homens ou mulheres, mas tornamo-nos através do pertencimento a uma determinada cultura mediante um processo de socialização.” No caso de Amala e Kamala, ao serem achadas pelo reverendo Singh, começou-se um processo lento e ardil para que ambas fossem inseridas na cultura e assim começassem a humanizar-se. Elas foram ‘obrigadas’ a seguir determinados padrões impostos por uma sociedade em questão para que adquirissem sua própria herança cultural, já que é justamente isso que nos difere dos animais.

2º VÍDEO: Visita de um rei no Xingu
No segundo vídeo vemos que os índios do Xingu sempre tiveram sua cultura intacta ate o homem branco começar a interferir nela, provocando um choque de heranças culturais ao impor sua própria cultura nela, mesmo sendo de maneira velada, por achar que seus métodos eram melhores e, de certo modo, superiores e os dos índios rudimentar e inferior, seguindo os conceitos do etnocentrismo, o qual diz haver uma “uma tendência de todas as culturas de impor sua identidade cultural em detrimento de outras [...] acreditando que o modo como você pensa e entende o mundo é a única maneira correta, a única verdade”. Nele a superioridade é usada com uma desculpa para subjugar e explorar os outros.

*Anneliese Garofolo nº03 1ºB

Anônimo disse...

A relação clara entre os conceitos apresentados e os vídeos é que em ambos há um processo de aculturação onde a civilização mais fraca, seja a indígena ou a matilha das meninas – lobo, sofre com a imposição da cultura do mais forte.

1º VÍDEO: Amala e Kamala, as meninas - lobo
Segundo o texto “não nascemos seres humanos, homens ou mulheres, mas tornamo-nos através do pertencimento a uma determinada cultura mediante um processo de socialização.” No caso de Amala e Kamala, ao serem achadas pelo reverendo Singh, começou-se um processo lento e ardil para que ambas fossem inseridas na cultura e assim começassem a humanizar-se. Elas foram ‘obrigadas’ a seguir determinados padrões impostos por uma sociedade em questão para que adquirissem sua própria herança cultural, já que é justamente isso que nos difere dos animais.

2º VÍDEO: Visita de um rei no Xingu
No segundo vídeo vemos que os índios do Xingu sempre tiveram sua cultura intacta ate o homem branco começar a interferir nela, provocando um choque de heranças culturais ao impor sua própria cultura nela, mesmo sendo de maneira velada, por achar que seus métodos eram melhores e, de certo modo, superiores e os dos índios rudimentar e inferior, seguindo os conceitos do etnocentrismo, o qual diz haver uma “uma tendência de todas as culturas de impor sua identidade cultural em detrimento de outras [...] acreditando que o modo como você pensa e entende o mundo é a única maneira correta, a única verdade”. Nele a superioridade é usada com uma desculpa para subjugar e explorar os outros.

Anneliese Garofolo nº03 1ºB

Anônimo disse...

Logo no primeiro video percebemos que a herança cultural é obtida através da relação, ou seja, só nos tornamos humanos atraves da convívencia com outros humanos. As 2 meninas não viveram na sociedade humana, e como o ser humano tem uma capacidade de aprender, as 2 conseguiram obter os costumes que aprenderam com os lobos Quando tiveram contato com os humanos, a adaptaçao foi dificil.
O outro vídeo nos lembra que existem varios tipos de vida social, varias culturas diferentes. Quando visitou o Xingu, o rei Leopoldo lll percebeu isso. Ele demonstrou preconceito contra o povo do Congo,se achando superiores, os belgas colonizaram-os.Depois o rei percebeu as diferenças sociais e culturais que existiam

Gabriel Ganzarolli / numero 12 / 1B

Anônimo disse...

video 1: Nesse video é possivel perceber que a cultura social não é formada apenas por um ser humano e sim pelo conviveo com várias pessoas e o aprendizado do modo como as pessoas agem.

video 2: Neste video alem de ocorrer um "conflito cultural" que seria o encontro dos indeos com Xingu ocorre uma "troca" de cultura a qual os indios aprendem a conviver de um modo o qual eles nao sabiam e os xingus aprendem com os indios algumas coisas


Nome: Guilherme Donato n° 16 1°B

Anônimo disse...

Vinícius Goldoni Schivitaro
Nº 43
1º ano A

No primeiro video, vemos que há os 2 tipos de herança:
- A biologica, pois as 2 meninas tem caracteristicas humanas, indicando seu parentesco com os humanos
- A cultural, pois as 2 meninas foram criadas, quando pequenas por lobos, no qual afetou os seus crescimentos psicologicos, em relação ao modo de vida dos humanos, tendo um modo de vida indentico ao dos lobos.


No segundo video percebemos que há Imperativo transcultural, pois indios Xingus, que eram nativos e tinham uma cultura sólida(própria), acabam se transferindo para outra cultura, por questões de civilisação, deixando de lado a sua.

O meu não entrou na terça professor, deu algum problema, por isso estou mandando agora

Anônimo disse...

"A herança cultural não se confunde, porém, com a herança biológica. O homem ao nascer recebe essas duas heranças: a herança cultural lhe transmite hábitos e costumes adquiridos em seu meio, ao passo que a herança biológica lhe transmite as características físicas ou genéticas de seu grupo humano."
Enfim, eu concluo que, é importante reconhecer diferenças, sejam elas de cultura, raça ou fisionomia. E que nossa base de criação na cultura será aplicada para a vida toda, podendo raramente haver adaptações o longo do caminho, como por exemplo o primeiro vídeo. Concluo também uma frase que engloba ambos os vídeos: "o ser humano é um ser sociável que, por ter capacidade de pensamento e formação de opinião, pode adequar-se a novas culturas de maneira pacífica, desde que, para isto esteja disposto".
Mariana Gonzalez - 1ºB - Nº29

Anônimo disse...

eduardo fonseca barros nº8


as diferenças entre os seres humanos é muito grande. Por exemplo, sabemos que os integrantes da espécie humana têm características físicas iguais, porém cada grupo de pessoas age se uma forma completamente diferente do outro.
Levando em consideração que os índios Xingu e o rei são da mesma espécie e tem as mesmas características físicas, podemos ter certeza de que a afirmação acima é verdadeira, pois os costumes entre eles são tão diferentes que isso até gera um certo medo no início.
No segundo vídeo mostra sobre a cultura indígena ,e da para perceber que o modo de vida deles é bem diferente do nosso. Apesar das pessoas nascerem com uma herança biológica pronta, sua herança cultural pode ser construída desde o momento de seu nascimento. o Rei Leopoldo III possui varias culturas, pois ao chegar em Xingu ele não repreende a cultura dos indígenas, e sim acha interessante. Porém, mais para o final do vídeo, vimos que a sociedade humana mais civilizada tenta levar os seus costumes aos indígenas. Estragando os seus valores culturais.

Anônimo disse...

Existe uma relaçao muito acentuada entre o texto e os dois videos, pois de certa forma a cultura é uma herança que o homem recebe ao nascer. Desde o momento em que a criança nasceu, ela começa a receber uma série de influências dos humanos, isto é, sua familia. No caso do primeiro video, elas nao sofrem influencia de humanos, porem a absorçao da cultura dos lobos que as adotaram foi bem acentuada, fazendo com que as duas meninas se tornassem ''lobas''.
Tudo isso ocorreu devido a herança cultural, isto é, a cultura e os costumes das lobas foram transmitidas para as meninas, porém a herança biologica delas ficou intacta, pois a herança biologica lhe transmite as características físicas e genéticas de seu grupo HUMANO, ou seja, biologicamente elas sempre seriam humanos.
Já no segundo video fala de cultura sobre a geografia, isto é, de acordo com a geografia do mundo a cultura entre os demais povos existentes mudam de forma drastica, por exemplo se vocé colocar um brasileiro nos paises arabes, ocorrerá um choque entre culturas segundo a qual as identidades culturais e religiosas dos povos serão a principal fonte de conflito. Da mesma forma ocorreu quando os europeus começaram o processo de colonizaçao da america, em que o choque ocorreu dos dois lados tanto na questao da cultura como a religiao em que ocorreu uma forte influencia da igreja catolica sobre as americas para fazerem a catequizacao dos indios dizendo que os indios estavam errados por acreditarem em outros deudes, porem o pensamento era o mesmo entre os indios com os europeus, em que a cultura e a religiao dos europeus estavam erradas para eles.
No final, todos estao certos, pois todos tiveram uma formaçao diferenciada historicamente falando, ocorrendo a formaçao de diferentes culturas e costumes. Com isso as pessoas integrantes de cada cultura tem o dever de respeitar as outras, porem nao é isso o que acontece.
Falar sobre o capitalismo é muito importante, pois atualmente essa politica economica está transformando a cultura dos demais povos, ocorrendo a homogenizaçao cultural e consequentemente a formaçao dos demais conflitos como xenofobia, nacionalismo e territorismo.
MATEUS NOGUEIRA DE CAMARGO 1ºA 32