19 de nov. de 2011

Tecnologia na Sociedade


Por Heloísa Christianini -18, Julia Carvalho -23 e Tayná Lopes -38

    Atualmente vivemos em uma era técnica-científica-informacional em que as tecnologias são essenciais na socialização do ser humano, onde os que não possuem acesso a essas tecnologias são excluídos dessa sociedade.

    A globalização é um processo que difunde as tecnologias pelo mundo onde os países menos desenvolvidos, portando os que possuem menos tecnologias, são deixados de fora desse grupo avançado. Sendo assim, as populações desses países são “excluídas” de processos que envolvem “todo mundo” o que eu distancia ainda mais o desenvolvimento entre esses países.

   As pessoas que possuem a tecnologia são beneficiadas por adquirir certo conforto no modo de vida e no cotidiano. Esses países “desenvolvidos” impõem sua cultura pelo mundo dificultando ainda mais a integração dos países menos favorecidos nessa elite de poder. Esse ciclo vicioso dificilmente irá ser destruído enquanto a tecnologia estiver concentrada na mão de poucos visando o controle hegemônico, o lucro e as disputas entre a elite ao invés de dar uma maior relevância aos bens humanitários.

    Enquanto a tecnologia não for utilizada da maneira “certa” haverá muita desigualdade no mundo, guerras, misérias, lutas pelo poder beneficiando os que detêm a tecnologia, que estimularão ainda mais essas diferenças visando o lucro proveniente delas.

Nenhum comentário: