19 de nov. de 2011

Tecnologia e visão de mundo


Por Laís Sespedes e Maria Cláudia - 1ºA

Até o século XIX, aproximadamente, a maioria da população vivia em áreas rurais e não possuía nenhum conhecimento tecnológico. A partir do século XX, então, começaram a surgir as primeiras tecnologias como os exemplos mostrados no vídeo “O homem com câmara”: cinema, máquina de tirar foto, bondes elétricos, as primeiras “gráficas”, telefone, a música, todas essas tecnologias foram “acelerando” a vida das pessoas de forma que tudo ficasse mais fácil e acessível como ir de casa até o trabalho ou se divertir com imagens de movimentos, no caso, o cinema.

            As tecnologias mudam nossa visão em relação ao mundo de forma que nos tornamos dependentes dela. Hoje em dia, um homem não vive sem tecnologia. Até a história pode ser influenciada pela tecnologia através da manipulação das imagens que utilizam recursos para modificar os fatos ocorridos nas respectivas fotos.

            Em nosso cotidiano nós temos a tecnologia ao nosso lado a todo o momento, mesmo que não percebamos. Quando acordamos, geralmente usamos um despertador; para fazer o café da manhã, hoje em dia usa-se uma cafeteira expressa, para cozinhar ou esquentar algo pra comer, utilizamos o microondas; para se locomover pela cidade ou até mesmo para fora dela utilizamos meios de transporte como trens, metrôs, ônibus, motos, vans, e o mais utilizado, o carro. No trabalho ou no colégio, utilizamos recursos como computador, ar-condicionado, wi-fi (que pode causar câncer), Bluetooth, projetor, impressora, celular, calculadora, etc.

            O Universo que antes era algo imensurável, e dentro dele éramos como poeira, ou seja, nós éramos nada, hoje em dia cada um de nós tem um papel importante na sociedade através da tecnologia que transforma qualquer coisa ao nosso alcance, por isso que a tecnologia muda a nossa visão em relação ao mundo. Esquecemos de mencionar também que a medicina avançou muito através da nanotecnologia que futuramente poderá salvar cada vez mais vidas com a cura de doenças que hoje são praticamente 100% incuráveis. Porém, a maior parte da população, do mundo inteiro, tem baixa renda, o que os prejudica a ter condições de acesso tanto a tecnologia quanto a área de medicina (que envolve a nanotecnologia, doenças como câncer, HIV, etc.). Dentro do contexto mencionado anteriormente, há aparelhos que facilitam muito a percepção de doenças que antes só eram descobertas em estágio avançado, quando não há mais cura, e hoje são descobertas tão no início, que o tratamento pode se tornar mais fácil, menos doloroso e mais rápido com maiores chances de cura. Equipamentos como a tomografia, a mamografia, os raios-X, o eletrocardiograma, a hemodiálise, etc.

            Em suma a tecnologia já se tornou algo essencial em nossas vidas. Quem viveria sem ela?

Nenhum comentário: