Plano de Ensino - Terceiro Trimestre
Sociologia
Terceiros Anos do Ensino Médio
Professor – Ricardo Shiota
Proposta de trabalho: Diversidade e desigualdade no Brasil
Número de aulas: 12
Formação da sociedade brasileira
• A questão indígena (Seminário dia 19/09)
• A escravidão e sua herança social (Seminário dia 26/09)
• A questão racial (Seminário dia 03/10)
• A questão agrária (Seminário dia 10/09)
• Colonialidade (Seminário dia 17/10)
Modernização da sociedade brasileira
• Industrialização
• Golpes de Estado e conciliação
• Problemas do presente
Noções e conceitos
• O sentido da colonização; os primeiros habitantes: aculturação e dissolução das sociedades indígenas; a população brasileira e as teorias raciais européias do século XIX; diversidade nacional e regional: Gilberto Freire e o louvor da mestiçagem; Florestan Fernandes e a denúncia do mito da democracia racial.
• Crise da economia cafeeira; industrialização por substituição de importações; modernização conservadora; ordem competitiva e desigualdade social;
Habilidades
• Ler, interpretar e produzir textos usando diferentes linguagens.
• Perceber as diversas formas de organização das sociedades, formas de dominação, conflitos decorrentes e ser capaz de posicionar-se a respeito.
• Compreender a desigualdade na formação social brasileira
• Reconhecer e analisar formas de manifestação da desigualdade social
• Compreender criticamente a ideia de raça e etnia
• Identificar fatores que expressam a desigualdade social no Brasil
Metodologia de ensino
Aulas expositivas e dialógicas; elaboração de seminários (temas sublinhados) pelos alunos e debates em sala.
Critérios de avaliação
Prova (50% da nota); Seminário (30%); Postagem no Blog (10% da nota); Participação nas aulas - Problematização e levantamento de questões (10% da nota)
Nota Final = Nota da Prova + Nota do seminário + Postagem no blog + Participação em aula.
Referências bibliográficas
FERNANDES, Florestan. Antecedentes indígenas: colonização social das tribos tupis. In: HOLANDA, Sérgio Buarque. A época colonial. História da Civilização Brasileira. São Paulo: Difusão europeia do livro, 1960 c.
______. A integração do negro na sociedade de classes. 3. ed. São Paulo: Ática, 1978, v. 1
______.& BASTIDE, Roger. Brancos e negros em São Paulo. 4 ed. São Paulo: Global, 2008.
FURTADO, Celso. Formação econômica do Brasil. 34ª ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.
PRADO-JR, Caio. Formação do Brasil Contemporâneo. São Paulo, Editora. Brasiliense, 23" edição, 1994.
TOMAZI, Nelson Dacio. Mudança e transformação social no Brasil. In:____. Sociologia para o ensino médio. São Paulo: Saraiva, 2010. p. 224- 230

Nenhum comentário:
Postar um comentário